ABHB comunica alterações no regulamento Hereford e novas exigências do MAPA para registros genealógicos

ABHB comunica alterações no regulamento Hereford e novas exigências do MAPA para registros genealógicos
A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) informa que foram aprovadas alterações no Regulamento de Registro Genealógico da Raça Hereford, atendendo a uma demanda da Comissão da Raça Hereford, em conjunto com o Vice-Presidente de Promoções da Raça Hereford.

A principal modificação estabelece novos critérios para a confirmação de registro, permitindo que os animais da raça Hereford sejam apresentados para confirmação a partir dos 12 meses de vida. No caso dos machos, passa a ser obrigatória a comprovação de fertilidade.

A ABHB também comunica que, conforme os Ofícios-Circulares nº 11/2025 e 12/2025 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), haverá novas exigências para os registros genealógicos das raças Hereford e Braford, relativas aos produtos oriundos de Reprodutores Múltiplos (RM).

Para toda cobertura de Reprodutores Múltiplos (RM), a partir de 1º de janeiro de 2026, será obrigatória a realização de exame de DNA para identificação de paternidade, em laboratório credenciado pelo MAPA, como condição para a emissão do certificado de registro ou de controle de genealogia. Mesmo que o produto nasça antes de 1º de novembro de 2026, se a monta múltipla tiver sido iniciada a partir de 1º de janeiro de 2026, o exame de DNA continuará sendo obrigatório.

Como entidade delegada pelo MAPA, a Associação tem a obrigação de cumprir e aplicar todas as normas e regulamentações emitidas pelo órgão. As medidas visam garantir maior transparência, rastreabilidade e confiabilidade nos registros genealógicos da raça Hereford, contribuindo para o aprimoramento contínuo da pecuária nacional.

 

Confira o regulamento: https://www.abhb.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Regulamento-aprovado-em-24.10.25-1.pdf 

 

Deixe um comentário

Fechar