ABHB Lança Relatório de Touros Pais 2013 do Pampaplus

A Associação Brasileira de Hereford e Braford lançou o Relatório de Avaliação Genética de Touros Pais 2013 do seu programa de avaliação genética PampaPlus, durante o Coquetel de Entrega de Prêmios da Expointer 2013.

Idealizado para orientar o produtor que busca melhorar seu rebanho, o relatório apresenta os dados dos touros pais das raças Hereford e Braford ordenados de duas formas: Pelo Índice Geral de Qualificação Genética (IQG) do PampaPlus e também pela análise das características específicas para a produção que compõem esse Índice Geral de Qualificação Genética.

No relatório são encontrados os dados referentes às DEPs acompanhados por seu percentil (%), que é a classificação de cada animal para aquela característica dentro de toda a população avaliada pelo PampaPlus. Estão contidos no relatório os dados de 355 touros HB, com mais de 20 filhos avaliados, relativos à avaliação de uma população de 30.102 animais da Raça Hereford e 55 mil da Braford, presentes no arquivo do programa em cinco anos de avaliação genética. O relatório em formato eletrônico está disponível no site da ABHB (Relatório Online).

Para a geração dos índices do programa, em 2013 foram avaliados 52.293 animais, filhos de 28.857 matrizes e 845 touros, de 50 propriedades, e obtidas informações através de parentesco de mais de 87 mil animais. A ABHB/Embrapa disponibilizará a partir da 2ª quinzena de setembro, em ferramenta eletrônica especializada, os dados relativos a todos os touros pais no site
www.geneplus.com.br.

Para o presidente da ABHB, Fernando Lopa, a entidade busca com este relatório promover coletivamente o conhecimento sobre o melhoramento genético das raças Hereford e Braford, auxiliando os utilizadores dessa genética a atingir maior eficiência produtiva e incremento na rentabilidade da pecuária.

Fechar