5ª Prova de Avaliação a Campo Hereford Teve a Participação de 18 Reprodutores

Após 196 dias de avaliações, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), juntamente com a Embrapa Pecuária Sul finalizam a 5ª Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford.Os resultados da PAC expressam o desempenho dos touros que apresentam a melhor combinação e equilíbrio entre as características de interesse econômico para a produção de carne avaliadas pela ABHB e Embrapa. As avaliações são feitas a partir de critérios exclusivamente técnicos. OS reprodutores foram avaliados, na média aos 19 meses de idade, considerando na composição do índice classificatório o peso final corrigido e ganho de peso, medidas corporais, conformação, padrão racial, exames andrológicos e ultrassonografia. A fase de avaliação da 5ª Prova de Avaliação a Campo Hereford e 16a PAC Braford teve início em 23 de setembro de 2010, sendo feitas 8 pesagens consecutivas até 07 de abril de 2011.

O campeão da 5ª PAC Hereford foi o touro E1120 da Fazenda Santa Tereza (Camaquã/RS), de Ney Arthur Azambuja com um peso final, em 07/04/2011, de 548 quilos e GMD (Ganho Médio Diário) de 1,158 kg.

O segundo lugar foi da Agropecuária São Pedro (Alegrete/RS), com o touro ASP 9049 com o peso final de 522 kg e GMD de 1,133 Kg.

O terceiro classificado, o touro I1271 da Estância Guatambu (Dom Pedrito/RS) de Valter José Pötter obteve GMD de 1,061 e peso final de 536 Kg.

A Prova também destacou animais Hereford líderes em algumas características específicas (corrigidas paras a idade de 18 meses), como o reprodutor E1120, campeão da prova, com o índice de AOL (Área de Olho de Lombo) de 64,53 cm². O Touro ASP 9049, segundo colocado, com a melhor avaliação para características raciais e conformação carniceira. Na característica EGS (Espessura de Gordura Subcutânea) ?, o reprodutor I1041, também da Estância Guatambu com 4,24 mm .

Para a ABHB, pioneira em provas de ganho de peso no Brasil, a prova é de vital importância para os criatórios de Hereford e Braford e para a criação comercial, pois aponta através de métodos científicos as características dos touros para melhorar os rebanhos de corte. Atenta as necessidades da pecuária moderna, nessa edição da PAC a entidade avaliou também os animais por um período com suplementação concentrada a campo, de forma a mostrar o desempenho desses animais para esse sistema produtivo.

A ABHB contou com o apoio da Forrageiras Santa Maria, para fornecimento de sementes para pastagens, da PUC-RS (Campus de Uruguaiana) para avaliações de ultra-som, Cotrijui, no fornecimento de ração para fase de suplementação a campo e Progen, para coleta de material genético dos touros campeões e Associação Nacional de Criadores ?Herd-Book Collares?.

Relatório Resumo da 5ª Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford – PAC

Fechar