Jornada Técnica: Confraternização e Orientação aos Técnicos da ABHB

Prevista no calendário de eventos da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), a primeira Jornada Técnica teve grande número de técnicos presentes. O evento, realizado na sede da ABHB, em Bagé (RS), foi aberto pelo presidente Fernando Lopa, que apresentou as metas e ações da gestão 2006/2007, também foram explanadas as ações já executadas, como a reestruturação e aparelhamento do setor de registros, a criação de regulamento para a Expointer e outras feiras e a valorização do ranking de criadores e das raças Hereford e Braford na mídia. Ainda será feito até o final do ano o recadastramento de sócios e um novo plano de estruturação do conselho técnico.
Além disso, o novo site da ABHB entrará no ar em alguns dias, com ferramentas voltadas aos criadores, sócios, técnicos e público em geral.

Modificações no sistema de controle de registros

Na seqüência a Drª Milene Bueno e a Drª Thaïs Lopa apresentaram técnicos presentes as mudanças que serão feitas no setor de registros de animais. Foi explicado, com ajuda de um organograma, como funcionará o processo de registro de animais, confirmação de cobertura e de nascimento, e a solicitação de inspeções técnicas, que terão de passar pela ABHB.

DNA

Convidada especial do evento, a Drª Roberta Collares Bressel, médica veterinária de Pelotas, falou sobre a identificação animal através do DNA, método cada vez mais usado e forte tendência de modernização do mercado. A importância e eficiência do teste já foi comprovada em cavalos pelo laboratório de Pelotas, onde a probabilidade de erro é insignificante.

Visita à Embrapa Sul

Na tarde de sexta-feira os técnicos foram até a Embrapa Sul, onde, após o almoço, conferiram os resultados da avaliação de 28 reprodutores Hereford. Enquanto isso na sede da ABHB a diretoria traçava as metas da participação na Expointer 2006. Ás 15h30min os técnicos retornaram à sede para assistir à palestra “Implementação de Resoluções Técnicas”, proferida pelo Dr. Júlio Barcellos.

Confraternização

Ao cair da noite, cerca de 30 convidados, entre diretores, técnicos e representantes dos Núcleos da Região da Campanha, Gabrielense e Fronteira Oeste, confraternizaram, na sede da ABHB, em um coquetel onde puderam saborear um churrasco feito com a Carne Hereford Zaffari.

“O nosso grande objetivo com essa Jornada foi orientar os técnicos sobre o novo sistema de registros da Associação e buscar uma uniformização de idéias na seleção dos animais a campo”, afirmou Fernando Lopa. “Entre os meses de setembro e outubro faremos outras Jornada Técnica, uma em Santa Catarina, para facilitar a participação dos técnicos de outras regiões do País e outra em nova região do estado”, completou o presidente da ABHB.

Fechar