Projeto Agrobiodiversidade do Bioma Pampa em Andamento na Cabanha Touro Passo

“QUANDO A SABEDORIA POPULAR E O CONHECIMENTO CIENTIFICO BUSCAM JUNTOS SAÍDAS PARA A RESTAURAÇÃO DO MEIO AMBIENTE”.

O projeto que une arte, ciência e desenvolvimento social prossegue em Uruguaiana/RS, e tem como objetivo estabelecer a ação de conservação ?in situ? do germoplasma vegetal do Pampa, no espaço geográfico da Cabanha Touro Passo, dando condições de estudo para a restauração e conservação da biodiversidade, com vistas ao desenvolvimento de ações econômicas, sociais, educacionais e científicas.

A PUC-RS Campus Uruguaiana, coordena o projeto, através da Professora Mariluci Disconzi, responsável pelo laboratório de fitopatologia e botânica nas áreas de agronomia e biologia.

A equipe de pesquisa conta com o Engenheiro agrônomo Guilherme Ulrich Duarte também proprietário de cabanha; o Medico Veterinário Abaetê Alves Bridi, que com seu talento faz o registro fotográfico tornando possível a realização de exposições de alto nível unindo Arte e Ciência;os alunos da PUC que desenvolvem práticas e estágios, bem como, desenvolvem teses para seminários e sub projetos como o caso da organização de uma horta de plantas medicinais de manejo orgânico pelo Professor Dr. Fernando Felisberto;e a pesquisadora Nilza Izabel que realiza oficinas de esclarecimento e orientação, como a “Oficina de Cuidados na Utilização das Plantas Medicinais”, realizada junto à comunidade, tornando as ações práticas que envolvem o projeto simultâneas ao desenvolvimento social.

A ABHB tem apoiado esse projeto, idealizado pelo seu Vice-Presidente, Ricardo Duarte e esposa Nilza.

Pioneiro no estado, o projeto além de gerar conhecimentos sobre a flora e a fauna entomológica do bioma Pampa, onde há falta de trabalhos mais profundos, ele ainda utiliza os conhecimentos gerados em prol de ações voltadas para melhoria do bem estar da comunidade e da arte. Desta forma busca dar uma nova definição a função social da propriedade.

Fechar