Hereford e Braford Alcançam o 3º e 4º Lugares em Venda de Reprodutores no Brasil

Editorial do Informativo Pampa Pampiano – Março de 2007

Prezados Sócios;

Atrasei um pouco a tiragem do nosso informativo, previsto para o fim de janeiro de 2007, por estar em busca de um fato novo como fonte de inspiração para o meu editorial, procurava algo de concreto capaz de expressar, para todos os pecuaristas do Brasil, os resultados alcançados por nossas raças no ano de 2006.

Nós, associados, pudemos perceber esses resultados, comemorados a altura com o nosso jantar de premiação dos ?Destaques do Ranking 2006?, um acontecimento marcante e emocionante, principalmente pela grande presença de associados e pelo prestígio que políticos, empresários do setor agropecuário e imprensa deram ao evento com suas presenças.

Mas ao abrir uma grande revista de circulação nacional especializada no nosso setor, em sua edição de janeiro de 2007, achei o ?fato? que buscava! Dados concretos, levantados pela editoria da publicação, sobre a comercialização das raças Hereford e Braford em 2006, e, olha que, é perceptível a falta dos números de alguns remates importantes de nossas raças.

Devemos ficar felizes ao ler que as raças Hereford e Braford foram a 3ª e 4ª colocadas no ranking nacional de vendas de reprodutores (contando nelore padrão e mocho como uma só raça), sendo a Braford a de maior média nacional de preço e a Hereford a terceira. E ainda, observar a raça Braford, como a de maior faturamento entre as sintéticas, com a cifra de 3,4 milhões de reais. Sim meus amigos, vocês entenderam bem, eu falei Ranking Nacional.

Os números ainda são muito interessantes, a Braford apresenta o maior aumento de faturamento, de 2005 para 2006, dentre as sintéticas/compostas, dobrando o mesmo em relação a 2005, isto mesmo, 50% a mais de faturamento. A Hereford não ficou para trás, passando de R$ 1,9 milhões para R$ 3,3 milhões. E é bom deixar claro, 98% desses valores se referem à comercialização de animais rústicos, animais prontos para o serviço a campo.

Esses números mostram, finalmente, o resultado do trabalho sério de nossos criadores e de nossa Associação.

Produzimos animais cada vez mais produtivos, que geram maior retorno ao produtor. Como digo um Hereford adaptado único no mundo e um Braford com grande influência de sangue nelore, isto é, altamente adaptado às regiões quentes e a pouca oferta de pasto. Pois, nos últimos dez anos, fizemos a nossa lição de casa, buscando produzir os animas que o Brasil precisa, adaptados a climas extremos (calor e frio), a baixa disponibilidade de alimento, com muita fertilidade, precocidade e produzindo uma carne de qualidade com a maciez que o consumidor moderno exige.

Amigos, em 2007, temos um desafio ainda maior, os ?cara-branca?, devido as exigências do mercado de carne de qualidade, tem o potencial para se alastrar pelo Brasil, e devemos buscar incessantemente essa meta. Só depende de nós, pois a qualidade genética dos nossos animais, hoje, é incontestável.

Vamos em frente ganhar esse mercado! Nossa ABHB trabalhará incansavelmente para ajudá-los a conquistar nosso merecido lugar no mercado da carne nacional e internacional.

Por fim, desejo um excelente 2007 para todos vocês e suas famílias e congratulo as Cabanhas Touro Passo e Pitangueira pela merecida conquista no ranking nas raças Hereford e Braford, respectivamente, em 2006.

Fernando Lopa
Presidente da ABHB

Fechar