A programação de julgamentos da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) foi oficialmente encerrada com a realização do julgamento dos animais rústicos da raça Braford. A pista foi marcada por exemplares de alto padrão genético, reforçando o compromisso dos criadores com a evolução da raça. A disputa reuniu animais das categorias fêmeas e machos, e premiou os melhores lotes e indivíduos apresentados em pista.
Iniciando com as fêmeas, o Lote 72 foi o grande destaque do julgamento. Composto pelas tatuagens A08, FIVA118 e FIVA73, o lote foi consagrado como Lote Grande Campeão da categoria, o lote representa as propriedades Cabanha Tupambaé, Fazenda São Pedro e Cabanha Santo Ângelo, localizadas em Alegrete/RS.
Além do destaque coletivo, a fêmea de tatuagem A08, integrante do mesmo lote, foi eleita Melhor Vaquilhona e também a Melhor Rústica, confirmando a qualidade superior do grupo apresentado.
Já o título de Lote Reservado Grande Campeão ficou com o Lote 65, formado pelas tatuagens 487, 490 e 491, de criação da Fazenda CJ Coqueiros, localizada em Boa Vista do Incra/RS.
Entre os machos, o julgamento também evidenciou a excelência genética da raça Braford. O Lote 86, formado pelos terneiros FIVC550, FIVC528 e FIVC530, foi consagrado como como Lote Grande Campeão. Os animais são da parceria entre Braford São Bento e Braford Dona Duda, dos municípios de Jaguari e Santana do Livramento/RS.
O destaque individual também ficou com o mesmo grupo, o terneiro de tatuagem FIVC530 foi eleito e Melhor Rústico do julgamento.
Na categoria Terneiro Intermediário, o Lote 81, com as tatuagens FIVB27, FIVB45 e FIVB47, conquistou o título de Lote Reservado Grande Campeão. O lote é criação da Cabanha La Manoelita, em Alegrete/RS.