2ª Parcial do Ranking Nacional da ABHB Registra Recorde de Animais Participantes

O Ranking Nacional de Criadores das raças Hereford e Braford registrou ainda na sua 2ª apuração parcial, a maior participação de animais e de expositores para o período desde a sua criação. A parcial revela a Agropecuária Nova Aurora de Uruguaiana liderando, seguida de perto pela Estância Santa Maria de Bagé e a Estância Mauá de Santa Vitória do Palmar na 3ª posição. O atual campeão do ranking da raça Hereford é a cabanha Touro Passo de Uruguaiana de Ricardo e Guilherme Duarte.

No Braford, a atual campeã do ranking Pitangueira, de Pedro Monteiro Lopes – Itaqui – reassumiu a ponta nesta 2ª parcial e é seguida de perto por 3 expositores: Cabanha Santa Ana, Estância do Sossego e Condomínio Odair Gonzales, todas de Uruguaiana.

O ranking da ABHB possui um alto grau de competitividade, pois é linha de trabalho da entidade primar para que seus selecionadores busquem animais de alto potencial genético sem perder a funcionalidade e capacidade de produzir a campo nos seus criatórios, por isso, são somados os pontos da competição de animais de argola com os animais que participam no campeonato de rústicos. Também, outro fator importante está no fato de que somente as duas maiores pontuações obtidas pelo animal no ano é que são computadas para o ranking, então, somente após o término do circuito de ranqueadas é que podemos saber quem realmente será o campeão.

“Nosso ranking segue cada vez mais competitivo com a participação cada vez maior de animais”, comenta Fernando Lopa, presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

O dirigente em especial comemora o aumento de animais Braford. Explica que somente cruzar Hereford com Zebu não constitui um reprodutor ou matriz Braford, já que, além de todos os requisitos de produção (deps, índices, desempenho ponderal), um Braford exige acompanhamento de linhagens genealógicas, e técnico quanto a características fenotípicas a fim de se obter indivíduos efetivamente melhoradores a campo e campeões de pista, por isso entende que o esforço e esmero dos selecionadores vem dando bons resultados.

Lopa alerta ainda que para ser considerado Braford o animal deve ter obrigatoriamente a marca “B”, queimada a fogo, na “paleta” esquerda do animal. “A ABHB é a entidade que certifica o Braford no Brasil, fico preocupado que o crescimento acentuado da raça leve os criadores de gado comercial a adquirirem animais não certificados e a não obterem resultados significativos na produção”, complementa Lopa.

A 2ª parcial computou as participações nas exposições de outono, na Expointer, na Exposição Nacional , na ExpoPelotas e a na 3ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) de reprodutores Hereford. Faltando ainda a ExpoUruguaiana, ExpoAlegrete, FarmShow, Feapec (Cachoeira do Sul) e Exposição de Santa Vitória do Palmar.

A premiação dos destaques do ranking nacional ocorrerá no dia 11/12 no Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre – RS. Os resultados integrais das etapas já computadas do ranking podem ser obtidos na seção “Documentos” do site da ABHB (www.abhb.com.br).

Fechar