1ª Fase do Projeto Imagem do bhb Encerra com Projeçoes de Venda de 200 mil Dólares

O projeto de promoção comercial internacional Brazilian Hereford & Braford, parceria entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford – ABHB e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ? APEX BRASIL, realizou de 24 a 27 de fevereiro um Projeto Imagem, com o objetivo de mostrar a um grupo de 21 pecuaristas do Paraguai e Bolivia a qualidade da genética das raças Braford e Hereford produzidas no Brasil.

A gira aconteceu nos Municípios de São Borja, Maçambará, Itaqui e Uruguaiana, onde foram visitadas e apresentadas empresas e propriedades rurais do projeto BHB. As propriedades rurais visitadas foram a PITANGUEIRA, AGROPECUÁRIA ODAIR GONZALES, FAZENDA SANTA ANA e NOVA AURORA. O grupo visitou a CORT Central de Inseminação Artificial em Uruguaiana e assistiu apresentações da OURO FINO AGRONEGÓCIOS e MATSUDA.

No grupo de convidados estrangeiros, estavam o Presidente da Associação Paraguaia de Criadores de Braford e atual Presidente da Federação Braford do Mercosul, Sr. Diego Hernáez e 02 diretores da Federação de Ganaderos de Santa Cruz de La Sierra , que além de terem se surpreendido com a qualidade da organização do Projeto Imagem, ficaram muito impressionados com a qualidade dos produtos apresentados. Além da aproximação comercial que aconteceu, também ocorreu uma aproximação institucional entre as entidades estrangeiras presentes ao evento e a Associação Brasileira de Hereford e Braford.

Acompanharam toda a programação jornalistas do Jornal Última Hora do Paraguai, da Tv Rural Paraguaia e da revista La Propaganda Rural do Uruguai. A TV Rural Paraguaia deverá fazer uma séria de 04 programas especiais tratando do projeto Brazilian Hereford & Braford.

Apesar do Projeto Imagem ter como objetivo a venda da imagem setorial nos Países convidados, isto não impediu que fosse gerados negócios ao final da gira. Os pecuaristas Paraguaios e Bolivianos mostraram-se tão empolgados com a qualidade genética apresentada, que foram geradas vendas de embriões, sêmen, touros e novilhas de mais de duzentos mil dólares, ficando aberto um canal de negociação que deverá gerar muitas divisas. O gestor da APEX BRASIL, Avay Miranda, que acompanhou toda a gira, ao final comemorou: ?Iniciamos este projeto como um grande desafio, e nestes pouco mais de 06 meses de projeto, já alcançamos resultados muito significativos. Em especial, nota-se o amadurecimento das empresas nas negociações internacionais?.

O presidente da ABHB Fernando Lopa, também se disse feliz ao final da programação, salientando o crescimento das vendas no mercado internacional e a profissionalização dos participantes do projeto, que ?iniciaram sem experiência mas que aos poucos já inserem-se no mercado internacional. O Brasil possui hoje opções genéticas das raças Braford e Hereford, provadas em pistas de exposições e por mais de 40 anos programas de melhoramento, iguais ou até superiores a de países tradicionalmente exportadores , precisamos mostrar isto aos mercados compradores, agregando valor aos produtos e renda para as empresas participantes do projeto?.

As próximas atividades do Projeto BHB são a participação na Feira Nacional de Braford no Paraguai em março, participação na AGRO EXPO em Santa Cruz de La Sierra em abril e uma missão comercial a Rússia no mês de maio.

Fechar