12º Curso de Atualização e Julgamento das Raças hb é um Sucesso e Bate Recorde de Participação

Os três primeiros dias da Exposição Nacional HB, em Alegrete/RS já consagrou esta edição como a maior de todos os tempos. O 12º Curso de Atualização e Julgamentos das raças Hereford e Braford bateu recorde de participantes, tendo 109 alunos, superando as expectativas e confirmando o que foi anunciado sobre a feira.
O curso com alto nível técnico de palestras contou com 14 palestrantes que interagiram e relataram o que há de moderno e atualizado para a pecuária brasileira.
Os alunos puderam ter contato com os animais durante as aulas práticas no último dia, também puderam aprender as teorias sobre as raças com os mestres e doutores especializados em diversos temas, começando com a importância do Registro Genealógico, avaliação de Carcaça por Ultra-som, manejo de pastagens e sistema de pivô central, importância do melhoramento genético através do PampaPlus e das PACs, conceitos básicos de seleção em Gado de Corte, uma nova visão do negócio pecuário e manejo x qualidade de carcaça.

No segundo dia foram apresentados os efeitos da utilização de tecnologias e procedimentos gerenciais na produção de terneiros de corte, biotecnologias da reprodução em touros, como a genética HB pode contribuir para o desenvolvimento da pecuária, a evolução reprodutiva, organização de exposições e julgamentos e avaliação funcional de bovinos de corte e então a parte prática começou com os animais a galpão e na quarta-feira os rústicos.
Segundo o palestrante Luiz Rafael Lagreca, a importância deste curso e a homenagem ao Dr. Jacob Momm Filho traz a juventude o aprendizado. ?Com esta homenagem a Associação Brasileira de Hereford e Braford demonstra o quanto é importante a especialização e também o quanto é necessário aprender com demonstração?, explica.
O palestrante doutorando da Universidade Federal de Santa Maria, Gustavo Freitas Ilha instigou os participantes a acreditar nas novas tecnologias. ?Todas as biotecnologias podem ser utilizadas nas raças Hereford e Braford e o nosso objetivo é falar sobre as principais que estão sendo utilizadas e também provocar uma grande discussão sobre diversos temas, assim tornando todos mais qualificados?, ressaltou.

Durante as práticas os alunos puderam conhecer as experiências e realizar a prova com os animais à galpão e também os animais rústicos.
Os resultados foram:
1º Lugar ? Osvaldo Accioly Menezes da Silva ? 1524 pontos
2º Lugar ? Leandro Souza Pinheiro ? 1509 pontos
3º Lugar ? Ricardo Silveira Ribeiro ? 1508 pontos
Os presentes foram entregues no final da tarde de ontem para os três primeiros colocados, pelos doutores Gustavo Isaacsson, Joal Brazzale Leal e o médico veterinário Rudiero Gonçalves.

O primeiro colocado foi Osvaldo Accioly Menezes da Silva, 26 anos, estudante de medicina veterinária da Ulbra/Canoas, com 1524 e já participa pela terceira vez e pela segunda fica em primeiro lugar. ?Eu faço estágio na Fazenda Santa Ana de Miguel Barbará e somente tenho a agradecer, pelo incentivo e pela oportunidade, também fico feliz em saber que estou no caminho certo para trabalhar com as raças HB, durante todos os verões eu faço estágios para sempre me aperfeiçoar e este curso é muito bom, grandes palestrantes, fico feliz em ter aprendido a teoria e ter aplicado a prática corretamente?, enfatizou.
O médico veterinário Rudiero Gonçalves foi o primeiro colocado no primeiro do primeiro curso de atualização e julgamento. Ele conta que o Núcleo Fronteira Oeste HB era o organizador do processo. ?Quando eu fiz tínhamos prova teórica e prática e eu gabaritei as duas, fui convidado pelo Presidente Lopa e fiquei feliz quando venci?, finaliza.

Fechar