Federação Braford do Mercosul

Criada em 1995 é formada pelas Associçãoes de Criadores de Braford do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai

História

De forma a aumentar a integração entre os criadores da raça Braford no Mercosul, foi fundada em 1995, em reunião na Estância Santa Clotilde – Tacuarembó – Uruguai, em uma iniciativa pioneira no mundo, a Federação Braford do Mercosul (FBM).

A FBM é integrada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford, Associação Braford da Argentina, Sociedade de Criadores de Braford do Uruguai e Associação Paraguaia de Criadores de Braford.

Tendo seu estatuto reconhecido juridicamente em 07 de maio de 2002 e sua sede juridica estabelecida no Uruguai, em Montevidéu, em Rincon 487 P.6 Esc 605.

A presidência da FBM é rotativa, cabendo a cada dois anos à uma associação de criadores associada, que passa a ter sob a sua responsabilidade a administração da FBM.

A FBM se reune ordinariamente 4 vezes ao ano, a fim de traçar, discutir e acompanhar a execução das ações planejadas, buscando soluções para os problemas enfrentados pelas Associações em seus países na busca do intercãmbio da genética Braford entre os países.

Promove, também, encontros periódicos entre os conselhos técnicos das Associações de forma a acompanhar os indices de melhoria dos rebanhos e delinear objetivos técnicos a serem alcançados.

Objetivo e Atribuições

OBJETIVO

Fomentar o livre intercâmbio genético, entre os países, de reprodutores e matrizes da raça Braford, seja através de animais vivos, sêmen, embriões ou qualquer outra forma que possa sugir no futuro, buscando derrubar os obstáculos, de qualquer ordem, que impeçam a consecução deste objetivo.

ATRIBUIÇÔES

– Reunir as Associações de Criadores de Braford do Mercosul, para a defesa da raça e de seus interesses, buscando coordenar ações que visem trazer benefícios para a raça, seus criadores e para a pecuária do cone sul.

– Preservar a raça e sua marca, fomentar sua criação, buscar novas áreas geográficas para promover a sua expansão e melhorar o desempenho produtivo do rebanho Braford;

– Reconhecer a validade dos registros genealógicos e marcas das associações membro;

– Promover a adoção de um padrão racial único e um regulamento único de registros genealógicos;

– Apoiar e fomentar iniciativas de caráter técnico que visem o melhoramento genético da raça;

– Realizar e organizar exposições, feiras, remates, concursos e provas de produção da raça Braford, além de promover e apoiar congressos e conferências sobre a raça no Mercosul; e

– Fomentar a integração comercial dos diversos setores componentes da cadeia produtiva da pecuária no Mercosul e suas futuras interações com outros blocos econômicos;

Importância para o Desenvolvimento da Raça

De sua criação em 1995 até os dias de hoje a FBM vem obtendo importantes avanços no desenvolvimento da raça e do intercãmbio de genética no cone sul.

A criação do Manual Braford do Mercosul, em 1998, unificou critérios de seleção, propiciando a criação de um padrão racial, a partir deste manual, unidas por um forte compromisso com o crescimento da raça no Mercosul, as associações de criadores de Braford, sob a coordenação da FBM, passaram a realizar em seus países importantes esforços de difusão, padronização e melhoramento dos rebanhos Braford, de forma a adotar o padrão que ficou conhecido como “Braford Padrão Mercosul”, padrão esse que fez com que o Braford do Mercosul fosse reconhecido em qualquer pais do mundo como sinõnimo de produção de carne de qualidade.

Como fruto da expansão e uniformização de critérios de seleção a FBM iniciou a coordenação dos trabalhos para a criação futura de um sumário de reprodutores Braford do Mercosul, submetidos a uma avaliação genética única, o que exigiu a implementação e controle pelas Associações de programas de melhoramento genético, que estão sendo consolidados.

Outro passo importante foi dado em 2005, com a idealização do Regulamento Unificado para as Exposições Nacionais e Internacionais da FBM, ação que deu continuidade ao processo de integração dos quatro países, permitindo então a realização de uma futura Exposição Braford do Mercosul.

Em 2006, a FBM traçou como meta a realização da Exposição Braford em conjunto com o IV congresso Mundial Braford a ser realizado no Uruguai em 2008, e iniciou tratativas
com as autoridades sanitárias dos países do Mercosul para que fosse idealizado um protocolo que permitisse o trãnsito dos animais para a exposição.

Marco Histórico

Depois de quase 14 anos de sua criação a FBM conquista outro importante e pioneiro passo para o intercâmbio de genética no Mercosul, com a efetivação da 1ª Exposição Braford do Mercosul, a ser realizada de 03 a 05 de abril de 2009, em Uruguaiana – RS – Brasil.

Cerca de 100 animais da Argentina, Uruguai e Brasil participarão da exposição e regressarão, ao término da mesma, a seus países de origem, fato esse não observado nos últimos 40 anos nos países do cone sul.

Este importante fato histórico, coloca a FBM na vanguarda das ações de intercãmbio genético no mundo, demonstrando a persistência e o idealismo dos criadores da raça Braford.

Translate »