Viagem ao Uruguai

O Núcleo de criadores de Hereford e Braford de São Gabriel realizou entre os dias 17 e 20 de setembro uma viajem pelo Uruguai. Na oportunidade foi possível trocar informações e experiências ligadas à produção pecuária, além de estreitar os laços de amizade com os criadores de Hereford daquele País.

O grupo era formado pelo presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa da Silva e sua esposa Thaís Maria Bento Pires Lopa; presidente do Núcleo de São Gabriel, Celso Jaloto Ávila Junior e sua esposa Magda Carvalho Rocha Jaloto Ávila; produtores gabrielenses Dirceu Mena Barreto de Abreu Neto, Ana Helena Barbosa de Abreu, Mariano Valério Teixeira, Isabella Trevisan Teixeira, Lacir Raphael Montagner, Renato Valli Cataldi, André Matheus Chiapeta Focácia, Joaquim Hernandez Filho e Thiago de Abreu; presidente do conselho técnico da ABHB, Dr. Júlio Otávio Jardim Barcellos; técnico da ABHB Marcelo da Costa Louzada; produtores de Uruguaiana Vicente de Paulo Jacques Machado, e de Dom Pedrito José Ivo Zart, e Ivo Zart.

No primeiro dia, na cidade de Mello, tivemos a oportunidade de conhecer as instalações do Frigorífico PULL, de propriedade dos brasileiros do grupo Ana Paula. Naquele frigorífico foi possível acompanhar o ciclo completo do abate bovino, e constatar o excelente trabalho lá desenvolvido, bem como observar a qualidade e padronização de carcaças lá abatidas.

De lá seguimos para Estância BERACHI, localizada próxima ao Arroyo Chuy, em Cerro Largo. Esta Estância, com uma extensão de 11.000 hectares, pertence a brasileiros, acionistas do Grupo Bradesco. Como sempre esteve em mãos de brasileiros, a sede da Estância tem o estilo arquitetônico com forte influência do colonial português. Ou seja, construção de forma quadrangular e com existência de pátio no seu interior.

Cerca de 10 % da propriedade está direcionada para agricultura, com cultivo de arroz e soja. O restante da área é absorvida por uma pecuária extensiva de ciclo completo, trabalhando com animais das raças Hereford, Braford e Brangus, além de cabanha produzindo touros das raças Braford e Brangus. Complementando suas atividades, a Estância possui ovinos da raça Merino Dohne, e criação de cavalos crioulos.
Após explanação de suas atividades, feita pelo seu administrador, o Eng. Agr. Carlos Amonte, foi realizada uma visita em vários locais da Estância, onde em determinadas Invernadas, foram apresentados os animais por raça e categoria.

No segundo dia, após um pernoite na cidade de Montevidéo, deslocamos cerca de 60 quilômetros da capital para visitar a Central KIYÚ de provas de touros Hereford. Esta central, que pertence a Sociedade de Criadores de Hereford do Uruguai, foi criada em 1976. O objetivo principal é avaliar anualmente os touros pedigree da raça Hereford. Para lá são enviados, após o desmame, os terneiros que se destacaram nas cabanhas uruguaias. Deste período até os 18 meses de idade estes ?touros jovens? lá permanecem para serem submetidos a diversos testes avaliatórios e no final estabelecerem as suas respectivas DEPs. Após concluírem os testes e serem julgados são estabelecidos, por mérito genético, a ordem de entrada no leilão anual da central.Na ocasião de nossa visita, estava programada a apresentação de todos os touros avaliados na 30ª Prova Avaliatória, tendo no presente ano, ocorrida a participação de touros de 43 cabanhas. Fomos recebidos pelo Presidente da Central, o Sr. Vicente Rocco Nazari, e seus técnicos que nos franquearam a visitação de todas as instalações. Foi de grande importância estarmos presentes naquele dia, pois tivemos a oportunidade de ver ?in loco? a excelência da genética uruguaia, da raça Hereford, bem como podermos coletar dados de como são processados os testes avaliatórios.

No terceiro dia, já na cidade de Tacuarembó, rumamos para Estância SANTA CLOTILDE, de propriedade do Eng. Agr. Luis Bove Santayana, que lá nos aguardava juntamente com a Eng. Agr. Daniela Correa, uma das responsáveis técnicas da Estância.
A atividade pecuária desta Estância iniciou no ano de 1902. Alguns anos depois já iniciou a preocupação do melhoramento genético com seleção de plantéis para produção de touros para uso no seu próprio rebanho. Entretanto, a partir de 1980 iniciou-se a produção de touros para abastecer o mercado da região norte do Uruguai.
Atualmente esta Estância produz e comercializa touros e ventres das raças Polled Hereford, Red Angus, e Red Brangus. A preocupação com a genética é tão levada a sério que para cada raça eles tem um diretor genético. Porém, em todas sempre buscam trabalhar com o mesmo objetivo.
Após visita a várias invernadas foi possível observar tanto o rebanho comercial quanto os seus rebanhos de plantel. Com isso foi possível observar que, com a evolução genética é possível conseguir uma excelente padronização de carcaça na raça Hereford, além de produzir carne de excelente qualidade.

Após o almoço, oferecido pelo Sr. Bove e sua esposa, voltamos para São Gabriel, onde todos foram unânimes em afirmar a importância de uma excursão desta natureza, onde a troca de experiências é fundamental para obtermos novas informações que nos auxiliará em nossas futuras tomadas de decisão. Desta forma poderemos crescer fortes e confiantes do rumo que deveremos dar para a nossa pecuária.

Fechar