Troca de experiências e alinhamento de ideias marcam 16ª Jornada de Atualização Técnica da ABHB

Por em 14 de agosto de 2018

19 dos 21 inspetores técnicos que atuam em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás estiveram presentes na atividade

Nem mesmo a fina garoa e o rígido frio característico do mês de agosto fizeram com que os Inspetores Técnicos Credenciados pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) deixassem de comparecer à 16ª Jornada de Atualização Técnica na última sexta-feira, dia 10. Realizada no auditório da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), em Bagé (RS), a Jornada teve início cedo pela manhã com a apresentação do Presidente do Conselho Técnico Deliberativo (CDT) da ABHB, Aldo Tavares, que deu as boas-vindas aos técnicos presentes e falou sobre a atuação da Associação e do papel do inspetor técnico.

Aldo Tavares falando para o público presente

O dirigente contou ter ficado muito contente com o resultado do encontro e que o objetivo era conhecer melhor o corpo técnico e suas demandas. Para isso, os inspetores responderam à uma pesquisa de opinião, onde o objetivo era identificar aspectos que necessitavam de uma maior atenção, além de abrir a possibilidade de definir novos parâmetros de avaliação e receber sugestões dos participantes.

‘’A nossa ideia é fazer um trabalho de base, ir pesquisando as demandas e dando retorno para eles depois com cursos e aprendizados’’, explicou. O Presidente do CDT ainda destacou a participação de 19 dos 21 inspetores técnicos que atuam em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás. ‘’Ficamos muito satisfeitos com o debate, com a presença e acho que o pessoal gostou também’’, comemorou.

O membro do CDT, senhor Pedro Brasil

A prova do sucesso da 16ª Jornada foi apresentada por Miguel Ferreira, inspetor técnico pela ABHB desde 2008, que classificou a ação como excelente. “Principalmente porque o presidente do Conselho, o Dr. Aldo Tavares, fez questão de conhecer melhor os técnicos, saber o que cada um precisa evoluir para que o corpo técnico cresça como um todo. Esse quesito para mim foi fundamental, algo que a princípio nunca foi pensado e nunca foi trabalhado antes, então me parece que esse tenha sido o ponto alto da Jornada’’ revelou.

A Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, também esteve por lá falando sobre o funcionamento do programa e da certificação de carcaças. A Jornada contou também com a fala do membro do CDT e inspetor técnico aposentado Pedro Brasil sobre padrão racial e os parâmetros de avaliação a serem adotados pelos técnicos para que se tenha uma mesma linguagem de seleção em todas as regiões do país.

Zilah Cheuiche, Superintendente do Setor de Registro Genealógico da ABHB

Dando cabo à mais uma edição da Jornada, Zilah Cheuiche, Superintendente do Setor de Registro Genealógico da ABHB, versou sobre as Atualizações no Registro da Raça Braford e avaliou a reunião como bastante satisfatória, dando destaque para a possibilidade de debater questões frente a frente junto aos técnicos ao invés de ligações ou trocas de e-mail. ‘’É uma oportunidade ímpar de discussão, de colocação de assuntos relevantes em pauta, possíveis alterações que possam ocorrer nos regulamentos e usamos para explicar algumas medidas que são tomadas pelo CDT dentro das alterações propostas’’ ponderou.

Fernanda Kuhl, Coordenadora do programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO)

Prestigiaram a 16ª edição representando a Associação Nacional de Criadores (ANC) Herd-Book Collares, Silvia Freitas, Superintendente de Registro, e Fernanda Kuhl, Coordenadora do programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO), que palestraram sobre as Atualizações do Regulamento de Registro da Raça Hereford e Atualizações no PROMEBO, respectivamente.

Por Murilo Alves, estagiário de Jornalismo

Edição: Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Fotos: Ana Virgínia Oyarzábal Guterres

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »