Touro Passo e Santa Tereza são destaque no prêmio SUPREMACIA GENÉTICA ANC/Promebo 2018

Por em 5 de setembro de 2018

Touro tatuagem 3371 da Cabanha Touro Passo, campeão na raça Hereford

Os vencedores do Prêmio Supremacia Genética, oferecido pelo PROMEBO – programa de Melhoramento de Bovinos de Carne da Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” – foram conhecidos na noite do dia 27 de agosto, segunda-feira, em uma solenidade no estande da entidade durante a 41ª Expointer.

Na raça Hereford, quem garantiu a honraria foi a Cabanha Touro Passo, de Uruguaiana (RS). O exemplar de tatuagem 3371 foi destaque na geração 2016 e obteve um índice final de 53,56, o que lhe assegurou a primeira colocação na disputa. De acordo com Ricardo Duarte, um dos proprietários do estabelecimento, ganhar o Prêmio Supremacia Genética na raça Hereford pela quarta vez equivale a conquistar um Grande Campeonato na Expointer.

‘’Já no quarto ano consecutivo ganhando esse mérito genético, é uma glória para a Cabanha saber que pode contar com animais destas condições. Isso representa que a propriedade está com a sua genética suficientemente boa para alcançar qualquer exigência do mercado, essa é a comprovação’’ pontua.

O reprodutor premiado foi o de tatuagem TEL2850

Já o título de Supremacia Genética da raça Braford ficou com a Fazenda Santa Tereza, de Arambaré (RS), e o reprodutor premiado foi o de tatuagem TEL2850 que chegou ao final da avaliação com um índice de 44,02. O excelente resultado foi atribuído pelo proprietário Paulo Azambuja ao uso de programas de melhoramento genético como ferramenta de seleção e avaliação da evolução dos rebanhos.

‘’A obtenção de animais com índices superiores é consequência de um programa de seleção bem orientado que valoriza as características fundamentais para o sucesso dos sistemas pecuários’’ destacou. Com mais essa vitória o estabelecimento chega ao seu terceiro título consecutivo.

O Troféu Mérito Genético valoriza no âmbito nacional a genética Hereford e Braford, destacando aqueles que conseguem atingir um papel de relevância com o trabalho de melhoramento. A iniciativa é aberta a todos os criadores que participam do Promebo e o prêmio é conferido anualmente pela entidade sem fins econômicos e responsável pela coleta, estruturação e manutenção da base de dados formadora do Arquivo Zootécnico Nacional de várias raças bovinas de origem europeia e de suas cruzas, por delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Texto: Murilo Alves, estagiário de Jornalismo 

Edição: Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »