TecnoShow COMIGO: Braford faz sucesso entre pecuaristas e na imprensa de Goiás

Por em 16 de abril de 2018

Raça Braford na 17ª TecnoShow COMIGO

Pelo terceiro ano consecutivo a raça Braford atraiu pecuaristas de Goiás durante mais uma edição da TecnoShow Comigo, evento agropecuário realizado na cidade de Rio Verde, no sudoeste do Estado. O sócio e criador Fernando Fonseca, da Fazenda Querência, esteve por lá expondo animais, assim como o inspetor técnico credenciado pela ABHB Heitor Cheuiche, que palestrou na última quinta-feira (12) à tarde sobre as vantagens da utilização da genética Hereford e Braford.

Heitor Cheuiche e Fernando Fonseca

A programação da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) ainda contou com mostra de animais e degustação de Carne Certificada Hereford produzida pelo Frigorífico Famile, de Pelotas (RS). Fruto de cruzamento controlado de Hereford com zebuíno, a raça Braford possui características que permitem o animal viver em diferentes cenários e situações. Possui elevado potencial de adaptação às adversidades do local, além de outros atributos imprescindíveis para o mercado, como excelente qualidade de carne, temperamento dócil, carcaça pesada e precocidade sexual.

“Rio Verde é uma região muito importante para o agronegócio brasileiro. Apresenta o maior PIB agrícola do país, com as maiores riquezas da pecuária saindo dali”, contextualizou Cheuiche. Nesta 17ª edição, o público passou das 100 mil pessoas entre os dias 9 de 13 de abril, somando mais de R$ 2,5 bilhões em negócios.

“Um fluxo intenso de pessoas passando diariamente pelos três galpões de bovinos, com pecuaristas e criadores querendo se informar sobre o Braford. Acho que no futuro será uma praça muito boa para o Braford”, opinou.

Cruzamento Industrial

Há 20 anos em Goiás, o produtor e sócio da ABHB Fernando Fonseca cria há sete anos a raça Braford na Fazenda Querência, em Rio Verde. O rebanho, fruto de cruzamento industrial, já chega a 1700 cabeças, com cerca de 30 touros comercializados por ano. “A raça se vende por si só. A confiança no resultado é enorme”, comemorou Fonseca, que considerou a Mostra uma vitrine excepcional.

“Muita procura e, devido às reportagens na TV Globo local, percebemos um aumento considerável na busca por informações. Conseguimos um espaço único, excepcional, o que mostra que a raça está sendo bem trabalhada”.

Foram duas as aparições inéditas de Fonseca na TV Anhanguera, filial da rede Globo, em decorrência da Mostra. Uma entrada ao vivo durante o Jornal do Almoço dia 12 de abril, com o criador falando por mais de dois minutos sobre a raça e as qualidade únicas da carne certificada hereford. 

A segunda aparição aconteceu no domingo, dia 15 de abril, durante o programa Jornal do Campo, também da TV Globo local. Foram quase 4 minutos destacando a rusticidade e a imponência dos animais. O resultado você confere aqui, a partir do segundo 49.

Destaque ainda para a presença do criador Carlos Henrique Henrique, da Fazenda CH, localizada em Caiapônia, Goiás. Um dos proprietários da Ourofino, Henrique figura hoje como um dos grandes entusiastas da raça.

“Ele está formando o seu plantel. Esteve presente durante a palestra e a degustação, colocando o estande da Ourofino com toda a estrutura de apoio pelo segundo ano consecutivo ao nosso dispor. É um grande parceiro aqui em Goiás”, finalizou Fonseca.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »