Tecnoshow 2015: Apresentou novas cores ao cerrado

thumbsAnimais das raças Hereford e Braford se misturam ao Nelore e mudam paisagem do Sudoeste goiano

A persistência de pecuaristas engajados em aumentar a rentabilidade nas fazendas, na criação de gado de corte, coloca novas cores nas pastagens do Sudoeste goiano. Ao tradicional branco do Nelore, outras cores vêm sendo acrescentadas, como o vermelho e marrom das raças Hereford e Braford, todas elas adaptadas ao clima do Cerrado.

São animais, inclusive, que se destacam pela rusticidade, precocidade (tanto na reprodução quanto no abate) e lucratividade.

Durante a TECNOSHOW COMIGO 2015, que aconteceu de 13 a 17 de abril, em Rio Verde, destacados produtores expuseram e comercializaram seus melhores exemplares nos três pavilhões de bovinos. “Além do gado, os expositores demonstram maneiras inovadoras de elevação da produtividade e melhoria genética, vinculadas ao bem-estar dos animais por meio do emprego da tecnologia”, explica o coordenador de veterinária da TECNOSHOW, Edinaldo Dourando Rocha Nogueira.

Localizada em Rio Verde, a fazenda Querência, pertencente ao sócio e membro da Diretoria da ABHB, Fernando Fonseca, esteve mais uma vez presente na Feira. O administrador da propriedade, André da Costa Ricardo, de 30 anos, explica um pouco das vantagens de se criar duas raças de origem europeia no Centro-Oeste do país. “São animais que se adaptaram com muita facilidade ao nosso clima. Com 16 meses já é possível abatê-los”, diz.

Com cerca de 400 exemplares no pasto, a fazenda Querência lida com os animais desde 2011. A partir do próximo ano, a propriedade deve iniciar a venda do gado para abate nos frigoríficos. Hoje, negocia apenas os tourinhos. Por enquanto, segundo o criador, pelo menos em Goiás, ainda não existe uma cultura nos frigoríficos de se pagar a mais por uma carne de melhor qualidade. “Existem frigoríficos no Sul e Sudeste do Brasil que já valorizam a qualidade da carne dessas duas raças”, afirma André.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Comigo, adaptado pela Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar