Reunião no MAPA define critérios para emissão de certificação zootécnica para importação de sêmen

Encontro reuniu superintendentes técnicos de Associações de Raças Bovinas

No último dia 21 de março, a Superintende do Registro Genealógico da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Zilah Cheuíche, participou de reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília. Em pauta, a definição dos critérios para emissão de certificação zootécnica para importação de material genético de ruminantes.

Na oportunidade, superintendentes técnicos de Associações de raças bovinas deram as suas sugestões quanto aos parâmetros mínimos exigidos para a importação de animais das raças com as quais trabalham. Também debateram e tiraram dúvidas com os auditores fiscais federais agropecuários do MAPA, Kleber Villela e Raquel Caputo, sobre a legislação, especialmente no que se refere à Instrução Normativa N° 1 de 28 de novembro de 2014 do MAPA, que trata dos processos de importação e nacionalização de reprodutores.

“É importante destacar o Artigo 4°, parágrafo 2° desta IN, que exige no mínimo 3 gerações ascendentes conhecidas para a importação e nacionalização de animais ou material genético. Ao comprar sêmen de animais estrangeiros com a finalidade de obter produtos registrados, o produtor deve ficar atento ao catálogo, certificando-se se que este reprodutor já possui número de registro na ABHB”.

A ABHB disponibiliza em seu site uma lista de touros nacionalizados. Para consultar basta clicar AQUI.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar