Reunião do CDT define os novos rumos das raças Hereford e Braford

Por em 13 de novembro de 2018

Na última sexta-feira, dia 9 de outubro, foi realizada reunião geral do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O encontro, no Sindicato Rural de Santana do Livramento (RS), tratou de assuntos como as alterações no regulamento do Registro Genealógico da raça Braford, pontuações do Ranking Nacional de Criadores, revisão da resolução técnica sobre exame de DNA para reprodutores e a aprovação das novas categorias do campeonato terneiro e do julgamento de rústicos.

Durante a conferência, o presidente do CDT, Aldo José Tavares dos Santos, falou sobre a Prova de Avaliação a Campo (PAC) das raças Hereford e Braford e as novas exigências para a entrada dos terneiros. Ainda foram tratadas as normas e procedimentos nas pistas de julgamentos e também foi feita uma prospecção de novos nomes para atualização do Colégio de Jurados da ABHB.

Segundo dos Santos, as decisões tomadas trarão benefícios aos criadores e às raças: ”Avaliamos o trabalho dos jurados durante a Exposição Nacional das raças Hereford e Braford e a Expointer deste ano, dois eventos importantes para as raças, também discutimos os resultados da pesquisa de opinião feita com os técnicos”. Ele ainda destacou estão programados treinamentos com os técnicos, relacionados às exigências feitas nessa pesquisa. “Entre fevereiro e março de 2019 serão realizados treinamentos e atualizações sobre melhoramento genético, DEP’s, programas de melhoramento e praticas zootécnicas reprodutivas já existentes no mercado”, pontuou.

Na oportunidade, estiveram presentes a Superintendente de Registro Genealógico da ABHB, Zilah Cheuiche, o Doutor e Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, os criadores Pedro Brasil (Nossa Senhora Auxiliadora), Guilherme Duarte (Cabanha Touro Passo), Frederico Sastre (Anjo da Guarda), Patrícia Wolf (Wolf Agropecuária), Fernando Cavalcanti (Cabanha São Fernando), Otto Alves (Estância São Bento), Manoel Zirbes (Cabanha Santa Camila), o Assessor Técnico Eduardo Valério e a superintendente do Registro Genealógico da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), Sívia Freitas.

 

Texto: Murilo Alves, estagiário de Jornalismo

Edição: Estela Facchin, reg. Prof. 9822 

ASCOM ABHB

1 comentário

  1. Miriam Romero

    16 de novembro de 2018 at 19:51

    Sucesso para o restaurante Los Cinco. Inicia como um importante veículo de divulgação da raça.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »