Reprodutores HB da PAC iniciam Teste de Consumo Alimentar Residual

Por em 26 de maio de 2017
PAC_CAR

A iniciativa tem por objetivo medir a eficiência alimentar dos animais através do consumo alimentar residual

Com o término das etapas formais de aquisição de notas da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC), os exemplares participantes desta edição da Prova estão sendo submetidos agora ao Teste de Consumo Alimentar Residual (CAR). A iniciativa, aplicada pela primeira vez nos campos da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, tem por objetivo medir a eficiência alimentar dos animais através do consumo alimentar residual.

“É uma tecnologia importante que irá gerar dados científicos e que ajudarão no crescimento das raças Hereford e Braford”, adiantou o Gerente de Operações da ABHB, Felipe Azambuja, ao completar: “o teste já está em andamento e os animais já estão adaptados aos cochos”.

Na prática, cada animal participante recebeu um chip de identificação para monitoramento diário e toda vez que o reprodutor se alimenta, o equipamento registra a quantidade de comida ingerida e passa a disponibilizar os dados relativos ao peso consumido.  Sem custos adicionais aos participantes, a realização do CAR é fruto de uma iniciativa do Programa Geneplus, da Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pecuária Sul.

Prova de Avaliação a Campo (PAC)

PAC_CARII

A 13º edição da raça Hereford e 22º da raça Braford reúne animais de 13 criatórios

A Prova, realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com o Polo de Excelência Genética para raças Taurinas (PoloGen), é uma importante ferramenta que a Entidade dispõe com foco no melhoramento genético contínuo das raças. É realizada anualmente e busca comparar, dentro de um mesmo ambiente físico, reprodutores de diferentes criatórios do Brasil, com a finalidade de identificar animais superiores em termos de genética para produção de carne em sistema de pastejo.

A 13º edição da raça Hereford e 22º da raça Braford reúne animais de 13 criatórios: Estância Guatambu; Agropecuária Sereno Ltda; Estância Rio Negro; Estância do Bolso; Agropecuária São Pedro; Estância Silêncio; Estância Tamanca; Wolf Genética; Estância São Bento do Verde; P.A.P Namur Paixão Suñe; Fazenda Santa Tereza; Estância São Manoel e Cabanha São Fernando.

Por Dhésika Vidikin, estagiária de Jornalismo

Edição: Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »