Reprodutores HB da PAC 2019/20 chegam nos campos da Embrapa Pecuária Sul

Por em 4 de julho de 2019

Já estão nos campos da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), os 30 exemplares que participam da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC HB) edição 2019/2020. Considerada a Fórmula 1 em ganho de peso dos animais, a Prova conta este ano com 30 touros, sendo 11 exemplares Hereford e 19 Braford. Trata-se de uma parceria da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e o Polo de Excelência Genética para raças Taurinas (PoloGen) da Embrapa Pecuária Sul.

Conforme o Gerente de Operações, Felipe Azambuja, foi realizado ontem (03) a admissão e identificação dos terneiros com o número da Prova. “Os exemplares iniciaram o período de adaptação, após será realizado a primeira pesagem oficial. Além da prova, os animais também serão submetidos ao Teste de Eficiência Alimentar (TEA)”, informou ele.

Durante a prova, são avaliados diferentes quesitos, como ganho de peso diário, ganho de peso total, morfologia, área de olho de lombo, gordura subcutânea, área escrotal entre outros. O Teste de Eficiência Alimentar (TEA) ocorre após o término da PAC, cerca de 45 dias depois, quando os animais são deslocados para uma área controlada, com cochos automatizados, que controlam tanto a entrada e saída de cada animal, como o consumo por ele realizado.

Na corrida pelo primeiro lugar da 16ª edição da PAC na raça Hereford e da 25ª edição da raça Braford, participam da prova 14 criatórios gaúchos: Agropecuária Sereno Ltda, de São Sepé; Estância São Francisco Xavier, Guatambu e Wolf Agropecuária, de Dom Pedrito; Estância Santa Gertrudes, Carcávio, Bela Vista e São Bento, de Santana do Livramento; Estância do Bolso e Retiro do Ouro, de São Gabriel; Cabanha Santa Camila, de Alegrete; Estância Santa Prenda, de Bagé;  Fazenda Santa Tereza, de Arambaré; e Fazenda João de Barro, de Caçapava do Sul.

Texto: Dhésika Vidikin, reg. prof. 19.647

Foto: Ana Virgínia 

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »