Concurso Jurado Jovem “Dr. Osmar Salis Brasil”

A Associação Brasileira de Hereford e Braford  realiza, durante a ExpoLondrina/PR e Expointer/RS, um concurso para os interessados em conhecer as raças hereford e braford, os participantes recebem orientações, realizadas por jurados experientes, sobre os pontos de interesse para formação das raças e depois fazem seu próprio julgamento.

As avaliações são comparadas com as dos jurados experientes, onde são outorgados certificados e diplomas de participação , com as respectivas colocações dos participantes, procurando assim, estimular o aprendizado e o interesse pelas raças.

A carga horária do curso é de 4h.

Jurado_Jovem_11

O presente Projeto tem como finalidade brindar a participação de jovens provenientes, ou não, do meio rural, de Escolas Técnicas Agropecuárias e Faculdades de Agronomia e Veterinária, de estabelecimentos públicos ou privados, em julgamentos de Bovinos Produtores de Carne, das raças Hereford e Braford.

OBJETIVOS

A inclusão de um Concurso desta natureza, contribuem no cumprimento dos objetivos da Associação Brasileira de Hereford e Braford, pois as atividades propostas tendem a :

· Desenvolver ações destinadas a promover a difusão da raça e fazer conhecer suas virtudes como produtores de carne de excelente qualidade.

· Realizar atividades didáticas, que tendem a promover o interesse dos estudantes pelo conhecimento das condições fenotípicas dos animais produtores de carne.

· Incentivar as Instituições Educativas para desenvolver ações pedagógicas prévias para a preparação dos grupos de alunos participantes, com o que se contribui a uma melhor formação de seus estudantes.

· Promover o entusiasmo e competição saudável entre Estabelecimentos Educativos semelhantes, propiciando a estabelecer laços amistosos entre os alunos e as instituições.

REGULAMENTO

CONDIÇÕES GERAIS

Art.1.- O Concurso Jurado-Jovem está destinado a jovens ligados ao setor rural e a estudantes de Escolas Técnicas Agropecuárias, e de Faculdades de Agronomia e Veterinária, tanto públicas como privadas.

Art.2.- As Escolas e Universidades receberão com antecipação as bases, a presente regulamentação, as planilhas de inscrição, e toda documentação que seja considerada de utilidade para os participantes.

Art.3.- As Escolas concorrerão ao concurso com (dois) 2 grupos como máximo, para participar no julgamento de cada uma das categorias previstas no presente Regulamento. Cada grupo estará formado por quatro (4) alunos titulares, devendo ser os mesmos alunos regulares do estabelecimento que representam. Tais grupos deverão designar A e B.

Art.4.- Nas planilhas de inscrição constarão os dados pessoais completos dos alunos titulares integrantes de cada grupo, consignando mais dois (2) alunos suplentes por cada grupo.
Cada Escola designará por sua vez um docente responsável dos mesmos, que terá a seu cargo o controle das planilhas e pontuações correspondentes ao veredito do jurado oficial.

Art.5.- Os alunos participantes, durante o concurso, não levarão ninguém distintivo da entidade a que pertencem.

Art.6.- O Concurso Jurado-jovem se compõe de duas categorias que as Escolas inscritas deverão competir, que são:

a) Julgamento de Reprodutores Hereford.
b)Julgamento de Reprodutores Braford.

Art.7.- Não se permitirá aos alunos inscritos, inspecionar os animais de ambas categorias antes do concurso. A infração a este artigo, será suficiente para desclassificar o aluno, não podendo atuar nestes casos, o aluno suplente.

Art.8.- Ainda durante o concurso, os alunos não poderão conversar entre si, nem com pessoas estranhas, exceto com o encarregado da Pista, designado pelo Jurado Oficial. Qualquer infração a esta disposição será castigada com a desclassificação do infrator.

Art.9.- os alunos terão para examinar e julgar os animais quinze (15) minutos, ao término cada aluno entregará suas anotações ao secretario do Jurado ou ao Comitê Organizador.
Os alunos receberão um formulário especial onde efetuarão suas anotações correspondentes , que se entregará ao término do tempo acordado para o julgamento.

Art.10.- Durante o concurso, somente estarão na pista: o Jurado, seu Secretário e os alunos concorrentes.

Art.11.- A Escola e ou Universidade que se faça merecedora do prêmio Instituído será aquela que some a maior quantidade de pontos no Julgamento dois (2) grupos: um competindo em Reprodutores Hereford e outro em Braford.

JULGAMENTO DE REPRODUTORES

Art.12.- O Jurado selecionará até cinco (5) machos(terneiros ou não), que serão submetidos ao julgamento dos grupos concorrentes. Terminada a tarefa de julgamento dos machos, se procederá de igual forma com outra categoria em Lotes de Fêmeas . Desta maneira cada grupo terá para sua participação dois (2) grupos de animais para julgar.

Art.13.- A pontuação se estabelecerá aplicando o seguinte procedimento:

· A) Se a classificação de cada reprodutor coincide com a do jurado, corresponde um equivalente a dez (10) pontos por cada coincidência.

· B) Por cada erro no lugar que seja em um ou outro sentido do que anotou o Jurado Oficial, se descontará um (1) ponto.

· Para dar maior valor aos distintos lugares na classificação se marcará os seguintes coeficientes:

1º Lugar : 10 pontos.
2º Lugar: 9 pontos.
3º Lugar: 8 pontos.
4º Lugar: 7 pontos.
5º Lugar: 6 pontos.

Estes coeficientes se multiplicarão pelos pontos obtidos pelo aluno segundo os pontos A e B precedentes, dando assim a pontuação que lhe corresponde o lugar. A soma dos pontos de todos os lugares, dará a pontuação total do aluno. A efeito de facilitar a obtenção da pontuação, se procederá de acordo com a tabela:

Art. 14 . serão preenchidas duas planilhas, uma para Hereford e outra para Braford, a premiação levará em conta a soma das duas pontuações.

Translate »