Pesquisadores da América do Norte são atração do 9º Curso Internacional de Melhoramento Genético promovido pela ABHB

Por em 2 de março de 2017

Divulgação Curso

Uruguaiana será palco, entre os dias 16 e 18 de março, de uma das maiores discussões internacionais envolvendo avaliação genômica de bovino de corte. É lá que acontece, durante o Carnaval fora de época da cidade, nas dependências da UNIPAMPA, a 9ª edição do Curso Internacional de Melhoramento Genético do PampaPlus.

A palestra mais aguardada está marcada para o segundo dia do evento, na sexta-feira, dia 17 de março, quando o pesquisador canadense, Dr Stephen Miller, Ph.D. pela Universidade de Guelph, em Ontário, no Canadá, e atual Diretor de Pesquisa Genética da Angus Genetics Inc. e American Angus Association, irá abordar a avaliação genômica de bovinos de corte em larga escala, compartilhando as suas experiências e planos nos Estados Unidos. O especialista com vasta experiência em Gado de Corte, Cruzamentos e Seleção Genômica, tem no currículo passagens pela Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.

Quem também irá desembarcar no Estado para participar do evento organizado pela ABHB junto com a NESPRO/UFRGS, PoloGen, da Embrapa Pecuária Sul, e GenePlus, da Embrapa Gado de Corte, é o Dr. Michel Bishop. O especialista virá ao Brasil especialmente para prestigiar o curso representando a Illumina, empresa detentora da tecnologia dos Microships para sequenciamento de DNA por SNP.

Fechando o trio de renome internacional, o pesquisador Ricardo Ventura, Zootec., Ph.D. pela Universidade de Guelph, no Canadá. Ventura integrou a programação do Curso em 2016 e neste ano irá debater atualidades na incorporação da genômica na avaliação genética de bovinos de corte no Canadá.

“É a edição mais internacional de todas”, comemorou Dr. Fernando Cardoso, da Embrapa Pecuária Sul. Segundo ele, a cada nova temporada do curso a organização tem a preocupação de trazer especialistas que possam não apenas interagir com os produtores, mas também proporcionar conhecimento que possa ser aplicado na prática em suas propriedades. “A edição está focada na questão genômica e o Hereford e o Braford são as raças mais avançadas no Brasil em termos de tecnologia genômica”, antecipou Cardoso.

A atividade ocorre anualmente e é destinada a estudantes, pesquisadores, criadores e interessados nas raças que mais crescem no Brasil. “Esse curso do PampaPlus, que chega a sua 9ª edição é, sem dúvida, o mais importante do Cone Sul. Vamos atingir a marca de 1000 alunos em 9 edições”, projetou Fernando Lopa, atual CEO da ABHB, Entidade que presidiu por 9 anos.

Importantes empresas como Allflex, NeoGen, Cort Genética, Illumina, SebraeRS e UniPampa estão apoiando esta 9ª edição.  As inscrições podem ser realizadas no site da ABHB até o dia 10 de março com um desconto de 5%. Inspetores Técnicos credenciados pela ABHB são isentos da taxa de inscrição. Mais informações sobre hospedagens e opções de transporte (avião e ônibus) para este período podem ser obtidas AQUI. Também estamos ao dispor para eventuais dúvidas e esclarecimentos através dos fones (53) 33128726 e (53) 3242.1332.

Programação completa

16 a 18 de março/2017 – Salão de Atos da Unipampa – Uruguaiana/RS-Brasil

Dia 16/03 – QUINTA-FEIRA

MANHÃ

8 00 h – Credenciamento e entrega de material.

8 30 h – Cerimônia de Abertura.

9 00 às 9 40 h – A contribuição do melhoramento genético no aumento da produtividade e qualidade da pecuária de corte brasileira – Luiz Otávio Campos da Silva, Zootec., Ph.D., Embrapa Gado de Corte/GENEPLUS.

9 40 às 10 10 h – Aspectos que definem o preço do touro na hora da compra – Júlio Barcellos, Med. Vet., Ph.D., UFRGS – NESPRO.

Intervalo – 15 minutos

10 25 às 10 55 h – Prova de Avaliação de Reprodutores Jovens como ferramenta para melhoramento genético – Marcos Jun-Iti Yokoo, Zootec., D.Sc., Embrapa Pecuária sul, equipe PampaPlus.

11 h – Painel de perguntas – Mediador Júlio Barcelos.

TARDE                                                                                                                      

13 50 às 14 20 h – IATF: Como podemos melhorar os resultados – Fábio Leivas, Méd. Vet. D. Sc., Unipampa/RS.

14 20 às 14 50 h – Nutrição da vaca durante a gestação e o desenvolvimento pós-natal – Júlio Barcellos, Med. Vet., Ph.D., UFRGS – NESPRO.

Perguntas – 10 minutos.

Intervalo – 15 minutos.

15 15 às 16 15 h – DEPs: Entendendo conceitos para usar corretamente as informações – Roberto Augusto de Almeida Torres Jr., Eng. Agr., Ph.D., Embrapa Gado de Corte/GENEPLUS.

16 15 às 16 45 h – Critérios de seleção e metodologia do programa PampaPlus – Bruno Teixeira, M. Vet., M. Sc./UFPEL, equipe PampaPlus.

17 45 às 17 15 h – PAMPAPLUSNET – Sistema informatizado de escrituração zootécnica e coleta de dados para avaliação genética – Henry G de Carvalho, Analistas de Sistema. M. Sc., EMBRAPA Pecuária Sul e William Coelho, Analista de sistema, equipe PampaPlus/ABHB.

17 15 h – Painel de perguntas – Mediador Luiz Otávio Campos da Silva.

 

Dia 17/03 – SEXTA-FEIRA

MANHÃ

8 30 às 9 30 h – Utilização do Sumário de touros no processo de seleção e acasalamento – Roberto Augusto de Almeida Torres Jr., Eng. Agron. Ph.D., Embrapa Gado de Corte/GENEPLUS.

9 30 às 10 00 h – Ferramentas de melhoramento genético da ABCZ – Henrique Torres Ventura, Zootec. D.Sc./Viçosa, Superintendente Adjunto de melhoramento genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu.

Intervalo – 10 minutos

10 10 às 11 30 h – Avaliação genômica de bovinos de corte em larga escala, experiências e planos nos Estados Unidos da América – Stephen Miller, Ph.D., Universidade de Guelph/CA, Diretor de Pesquisa Genética da Angus Genetics Inc. e American Angus Association.

11 30 às 12 00 h – Painel de Perguntas – mediador Roberto Augusto de Almeida Torres Jr.

 

TARDE

13 50 às 14 20 h – Atualidades na incorporação da genômica na avaliação genética de bovinos de corte no Canadá – Ricardo Vieira Ventura, Ciência da Computação, Ph.D., Universidade de Guelph/CA, Empresa BIO Canadá.

14 20 às 14 50 h – Seleção genômica em bovinos de corte: mitos e verdades – José Fernando Garcia, Méd. Vet. UNESP/SP, empresa AGROPARTNERS Consulting.

14 50 às 15 15 h – Perspectivas para incorporação da genômica no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos/ABCZ – Henrique Torres Ventura, Zootec. D.Sc./Viçosa, Superintendente Adjunto de melhoramento genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu.

Intervalo – 15 minutos

15 30 às 16 15 h – O potencial de aplicação da genômica para o melhoramento do Hereford e Braford no Brasil – Fernando Flores Cardoso, M. Vet. PhD., Embrapa Pecuária Sul/Coordenador PampaPlus.

16 15 às 18 00 h – PAINEL DE GENÔMICA DO PAMPAPLUS: Perspectivas futuras para o melhoramento das raças Hereford e Braford – Mediador: Fernando Flores Cardoso.

 

Dia 18/03 – SÁBADO – Prática – Unipampa

MANHÃ

08 30 h – Avaliação visual em Programas de Avaliação Genética – Gustavo Isaacsson e Luiz Rafael Z Lagreca, Inspetores Técnicos da ABHB.

09 00 às 11 15 h – Prática zootécnica e funcional (dividido em grupos) – Joal José B. Leal (M.Vet. M.Sc.), Gustavo Isaacsson e Luiz Rafael Z Lagreca.

11 15 h – VISITA A CENTRAL DE GENÉTICA – CORT GENÉTICA BRASIL (OPCIONAL).

 

INFORMAÇÕES:

www.abhb.com.br / secretaria.hereford@braford.com.br / pampaplus@pampaplus.com.br

Tel: +55 (53) 3312-8726/(55) 999843912

 

Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13.654)

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Translate »