Período De Avaliações Do PampaPlus Já Foi Definido

Por em 12 de fevereiro de 2019

Com a chegada de mais uma geração de caras brancas, abre-se a temporada de avaliações nas propriedades. A primeira avaliação deve ser feita no desmame, entre as idades de 100 e 300 dias. Já a segunda deve ser realizada no pós desmame, entre 330 e 670 dias. Outro ponto que merece atenção são os prazos de envio dessas avaliações, os dados que forem enviados até o dia 31 de maio, sexta-feira, receberão um desconto de 10% no valor total, esta data foi definida com o objetivo de gerar o relatório de desmame preliminar para os candidatos da Prova de Avaliação a Campo (PAC). A data limite para o encaminhamento das avaliações é no sábado, dia 15 de junho, quando serão conhecidos os candidatos à dupla marca, os dados do sumário e da ferramenta de acasalamento.

A coleta de dados bem feita é o ponto de partida para o processo de seleção que irá fornecer ferramenta para o conhecimento genético do rebanho, ou seja, o que não vemos que pode fazer a diferença. Ainda mais nos dias atuais em que se produzir de forma cada vez mais eficiente tornou-se fundamental. Fornecer resultados para a utilização de materiais genéticos superiores, testando touros de diferentes origens dentro de uma mesma raça e auxiliar o criador na tomada de decisões, descartes, acasalamentos e seleções, são alguns dos nossos objetivos como programa genético.

Este ano gostaria de chamar atenção para o mercado de exportação de gado vivo que assinala positivamente para animais com bom peso ao desmame, assim selecionar touros que tenham Dep’s favoráveis para essa característica como o total materno no momento de planejar os acasalamentos é uma boa opção, não esquecendo logicamente da habilidade materna das mães.

Relembro que já está disponível no PampaplusNet as Dep’s de avaliações de carcaça de touros pais que possuam no mínimo 3 filhos com medidas de ultrassom. Outra característica que aliada as demais prediz o que não vemos a olho nu, o que está geneticamente contido naquele animal. Animais com Dep’s positivas para AOL, EGS e marmoreio vão transmitir qualidade de carcaça, ou seja, alto rendimento (carcaças mais pesadas), acabamento precoce, ou seja, animais abatidos mais cedo, possibilitando à propriedade incrementar número de matrizes e, por consequência, o número de nascidos por ano.

 

Drª. Thais Pires Lopa, Coordenadora do PampaPlus

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »