PampaPlus: ABHB reúne dezenas de criadores para reunião anual durante Expointer 2018

Por em 28 de agosto de 2018

Aproveitando a grande programação da ABHB na Expointer, que se estende até o próximo domingo, dia 2 de setembro, a Associação Brasileira de Hereford e Braford promoveu ontem (27) pela manhã, em seu estande, a Reunião Anual do Programa de Avaliação Genética Oficial da entidade. Realizado em parceria com a Embrapa e o GenePlus, o PampaPlus atraiu dezenas de criadores, que esclareceram dúvidas e interagiram com os responsáveis pelo Programa.

“A reunião acontece anualmente e foi bem interessante pois as discussões foram muito saudáveis”, sintetizou a coordenadora de melhoramento genético da ABHB, Thais Pires Lopa. Conforme ela, foi possível notar uma grande mudança de comportamento dos pecuaristas neste ano. “Os criadores estão cada vez mais interessados nas fêmeas. Houveram muitos questionamentos e sugestões sobre como incrementar os dados visando destacar especialmente as doadoras”.

Outro ponto positivo foi a intensa representação de criadores que entraram neste ano no PampaPlus. “É justamente penando neles que a gente faz anualmente uma revisão, um geral sobre os prazos e as normas do Programa, colocando os pesquisadores da Embrapa para interagir com eles”.  Estiveram por lá o chefe de pesquisas da Entidade, Fernando Cardoso, coordenador do PampaPlus pela Embrapa, e Leandro Lunardi, que falou sobre DEP de ultrassom de carcaças.

Na oportunidade, também foi falado sobre as tendências genéticas das raças Hereford e Braford  “Podemos perceber que estamos mantendo um progresso genético bastante interessante. E o mais importante, fruto destes dez anos de Programa, os criadores estão percebendo a importância dos dados genéticos dos seus animais”.

Exemplo disso, conforme Thais, é a própria conduta do jurado da raça Hereford, Pablo Zerbino, que tem usado as informações genéticas para escolher os seus campeões. “Um dos jurados que mais vi observar os dados genéticos disponibilizados na planilha. Ele, na hora de premiar, na dúvida, está optando pelo animal que tem dado genético. Isso ajuda a criar o hábito e o interesse por este tema que é importante também”.

Participaram na reunião o presidente da ABHB, Luciano Dornelles, acompanhado do vice-presidente de promoção das raças, Celso Jaloto, e dos seus diretores administrativo e de marketing, Eduardo Soares e Celina Maciel, além do presidente do Conselho Deliberativo Técnico, Aldo Tavares, e da Superintendente do Setor de Registro Genealógico, Zilah Cheuiche.

Porque aderir ao PampaPlus

O PampaPlus possibilita a formação de um banco de dados adequado a análises genéticas, onde o produtor pode manuseá-lo e comparar seus animais com a média geral da raça e sob os mais variados índices desejados por ele, fornecendo, então, os instrumentos necessários ao melhoramento genético de seu rebanho, através:

  • da otimização da seleção e acasalamento dos animais disponíveis para reprodução, maximizando os ganhos genéticos das características de importância econômica;
  • da restrição de ganho genético em características indesejáveis;
  • da seleção de touros para monta a campo ou para uso em programas de inseminação artificial, considerando as características melhoradoras desejadas;
  • da otimização do uso de reprodutores em monta controlada ou em grupos de reprodutores (RM), com restrição da endogamia e maximização do ganho genético;
  • da seleção e acasalamento de vacas em programas de transferência de embriões ou FIV, garantindo maior variabilidade genética pela minimização da consanguinidade nos acasalamentos;
  • da otimização na condução do cruzamento para formação do Braford, pela maximização da genética aditiva e não de heterose; e do acompanhamento de técnicos credenciados e treinados pela ABHB.

Mais informações no site www.abhb.com.br

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »