PAC HB encerra período de campo com pesagens oficiais e entra na fase final da Prova – Associação Brasileira de Hereford e Braford

PAC HB encerra período de campo com pesagens oficiais e entra na fase final da Prova

Por em 26 de março de 2018

A PAC Hereford está na sua 14ª edição e conta com 13 Touros

Foi no último dia 14 de março que a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), junto com a Embrapa Pecuária Sul, realizaram a sexta e última pesagem oficial da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford 2017/2018 (PAC HB)! Mais uma vez os animais surpreenderam os organizadores positivamente com os seus ganhos, que chegaram a 0.800 kg na raça Hereford e cerca de 1 kg na raça Braford.

Isso porque, o município de Bagé, onde ficam localizados os campos da Embrapa, tem passado por uma grave crise hídrica, com estiagem e escassez de alimentação. “Durante praticamente todo o período, os animais enfrentaram dificuldades, com dias extremamente quentes e secos”, destacou Roberto Collares, Coordenador PAC/CAR Embrapa Pec. Sul.

Na corrida pela 23ª edição da PAC Braford figuram 19 touros

Mesmo assim, ao longo destes cerca de 170 dias em que permaneceram do campo, as raças apresentaram um bom ganho médio diário, com os touros Hereford participantes desta 14ª edição na raça engordando 0,709 grms/dia, e os Braford, na 23ª edição, alcançando cerca de 0,790 grms/dia.

Finalizada esta etapa de pesagens oficiais, é chegada a hora de colocar em prática as outras avaliações que compõem a metodologia da PAC, conforme explicou o Gerente de Operações da ABHB, Felipe Azambuja. “Vamos iniciar pelo exame andrológico e mensura do perímetro escrotal, previsto para o próximo dia 29 de março”.

Na semana seguinte, estão previstas as análises por Ultrassom e, por último, as Avaliações Fenotípicas realizadas pelos técnicos designados pela ABHB, em data ainda a ser combinada. “Acreditamos que na primeira semana do mês de abril estaremos concluindo a PAC Campo e passando a realizar as análises de todas características relativas à metodologia da prova. Após estas fases, os animais estarão prontos para entrar para a prova de Eficiência Alimentar Residual, realizada pelo segundo ano consecutivo”, finalizou Collares.

Confira o resultado da última pesagem na íntegra no Informativo abaixo, ou clicando AQUI.

 

Por Tatiana Feldens, re. Prof. 13.654

Fotos e Informativo: Murilo Alves

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »