NJHB reúne mais de 500 jovens durante Capacitações de Primavera

Por em 31 de outubro de 2017

Cerca de 80 jovens participaram em Dom Pedrito

Visando promover o interesse dos estudantes do meio rural e aumentar o conhecimento sobre as raças Hereford e Braford e a consequente integração entre agricultura e pecuária, o Núcleo Jovem HB reuniu mais de 500 jovens durante as atividades de capacitação regional organizadas durante a temporada de Exposições de Primavera chanceladas pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Em 2017, sete cidades foram contempladas em dois estados brasileiros: Cruz Alta, Bagé, Dom Pedrito, Alegrete, São Gabriel e Pelotas, no Rio Grande do Sul, e Lages, em Santa Catarina.

“Tentamos levar para todos os eventos a relação entre agricultura e pecuária mostrando como trazer ganhos superiores em um sistema produtivo e como podemos aprimorar ainda mais com o melhoramento genético. Buscamos mostrar que a pecuária pode ainda ser melhor, principalmente com as raças”, relatou o presidente do Núcleo Jovem HB, Matheus Suñe.

A primeira grande atividade foi realizada dia 29 de setembro em Cruz Alta (RS), durante a XIV Feira Nacional de Trigo (FENATRIGO). Na oportunidade, foi realizado um minicurso de atualização e julgamento ministrado pelo inspetor técnico credenciado pela ABHB Emmanuel Cabral.

Minicurso de atualização e julgamento realizada durante a XIV Feira Nacional de Trigo

Já no dia 11 de outubro outros dois eventos foram realizados. Em Alegrete (RS), a minicapacitação realizada em parceria com a Comissão Jovem do Sindicato Rural versou sobre “Liderança no Agronegócio” e contou com palestra do CEO da ABHB, Fernando Lopa.

Já em Pelotas (RS), a Associação Rural da cidade foi palco para o minicurso de Seleção de Reprodutores por DEP’S. O evento conduzido pelo Médico Veterinário Bruno Borges Teixeira reuniu em torno de 56 pessoas. Também ficou sob a responsabilidade de Teixeira comandar a etapa de Bagé, no dia 14 de outubro. Realizado no Núcleo Hereford e Braford da Região da Campanha, durante a 105ª Expofeira, o 2º Concurso de Jurados das raças Hereford e Braford reuniu 30 jovens.

2º Concurso de Jurados reuniu 30 jovens em Bagé

Para finalizar em grande estilo as atividades, o Concurso Jurado Jovem, realizado em Dom Pedrito (RS), durante a Farm Show. Conduzido pelo presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, Eduardo Valério, a atividade aconteceu no dia 25 de outubro e foi vencida pelo estudante Higor Machado, que somou 787 pontos. Jorge Omar Aguirre e William Madeira vieram logo na sequência, com 768 e 767 pontos, respectivamente. Confira abaixo as dez primeiras colocações.

Nome Pontuação
Higor Machado 787
Jorge Omar Aguirre 768
William Madeira 767
Branda Alves 749
Damiane Antonetti 749
Gilberto Potter Garcia 745
Silvana Jrigoroj 738
Mikaela Simas dos Santos 735
Rafael Corrêa 735
Mateus Miranda 735

 

“Movimentamos pelo menos 500 estudantes e interessados nas raças Hereford e Braford, o que nos deixou muito feliz. Muitas pessoas estão buscando o nosso apoio tanto institucional quanto para a  divulgação. Também começamos a ver que o público está nos procurando para promover eventos nas regiões, o que mostra que estamos ganhando credibilidade como núcleo”, completou Suñe.

O Núcleo Jovem HB também foi parceiro da ABHB nos dias 12 e 13 de outubro, em Lages (SC), onde aconteceu a 4ª edição do minicurso de atualização técnica e julgamento de animais HB, bem como no dia 6 de outubro, na cidade de São Gabriel (RS), durante a noite de pecuária – Integração lavoura pecuária – promovida pela Comissão Jovem da cidade em parceria com o NJHB.

Por Dhésika Vidikin, estagiária de Jornalismo 

Edição: Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »