ABHB apresenta propostas a serem entregues a presidenciáveis

Em reunião ocorrida em 14/07, o presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa, acompanhado pelo presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, e o presidente da Associação de Arrozeiros de Alegrete, Élio Farenzena, participou de importante reunião presidida pelo ex-ministro Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (GV Agro), objetivando apresentar aos candidatos a presidência da república, um plano de governo do setor para o agronegócio brasileiro a ser executado nos próximos 4 anos.

O evento, que contou com a presença dos ex-ministros da agricultura, Pratini de Moraes, Alison Paulinelli e Guedes Pinto, diversos técnicos que já atuaram no MAPA, como Célio Porto e Ivan Vandekin, reuniu mais de 30 entidades de representação nacional, Presidente da ABHB apresenta propostasentre elas a UNICA, a Sociedade Rural Brasileira, o CNPC e ABAG. Na ocasião foram apresentadas para apreciação e sugestões o relatório final do estudo realizado pela GV Agro com propostas agrupadas em 5 temas principais: Desenvolvimento Sustentável, Competitividade, Orientação a Mercados, Segurança Jurídica e Governança Institucional.

Lopa enfatizou a necessidade de se ter uma maior coordenação dos agentes que tem promovido aReunião com Gustavo Junqueira imagem dos produtos do agronegócio no exterior. “Hoje temos, além das entidades e empresas do setor, a Apex-Brasil, o MAPA, o MDIC, a CNA e o MRE, muitas vezes trabalhando agendas paralelas”, explica o dirigente. Ainda comentou sobre a necessidade de inclusão na pauta de negociações os protocolos sanitários voltados para a exportação de genética brasileira de bovinos, e não somente protocolos para carne e bovinos vivos para abate.

Finalizando sua explanação o dirigente enfatizou a importância que futuro governante deve dar ao setor responsável pelo superávit da balança comercial e pela sustentação do PIB Brasileiro. “Não pode20140715_143831mos trocar o ministro da agricultura como se troca técnico de futebol no Brasil”, declarou Lopa.

Ainda na agenda de reuniões o Lopa participou de reuniões com o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Gustavo Junqueira, com o Secretário de Politica Agrícola do MAPA, Seneri Paludo, e ainda, tratou de assuntos referentes a Expointer 2014 com o Subsecretario da Seapa-RS Adeli Sell.

Deixe um comentário

Fechar