Nacional HB registra aumento de cerca de 30% no número total de animais inscritos, em relação ao ano anterior

Por em 14 de maio de 2019

Entre os dias 19 e 24 de maio, a cidade de Uruguaiana (RS), na fronteira com a Argentina, será palco para a maior mostra das raças Hereford e Braford dos últimos tempos. Realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com o Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford (NFOHB) e o Sindicato Rural de Uruguaiana (RS), a Nacional HB, acontece no Parque de Exposições Agrícola e Pastoril.

Este ano, a entidade celebra um aumento significativo no número de animais inscritos no evento. No total, 314 exemplares irão competir durante os julgamentos de classificação, sendo 126 animais de argola, divididos em 54 da raça Hereford e 72 da raça Braford. Já nos animais rústicos, foram contabilizados 188 animais inscritos, classificados entre 42 da raça Hereford e 146 da raça Braford.

Trata-se de um crescimento de 26% em relação ao ano de 2018. Se falarmos em animais de argola, o aumento é ainda mais expressivo: 40% de crescimento. Já nos rústicos, o acréscimo foi de 20%.

Na avaliação do Presidente da ABHB, Luciano Dornelles, esse aumento é resultado do trabalho desenvolvido nas exposições anteriores. “O sucesso da edição 2018 foi um estimulo para que os produtores participassem este ano. Os criadores estão observando a Nacional HB como uma oportunidade de mostrar seus animais, e, principalmente, sua genética”, afirmou.

Dornelles destaca ainda que outro fator que contribuiu foi a inovação de duas novas categorias de julgamento este ano. “Com o grande campeonato nacional de terneiros os criadores visualizaram mais uma possibilidade de inscrever animais mais jovens, assim como, a categoria de julgamento individual de animais rústicos”, completou.

Por falar em novas categorias, para disputar a 1ª Exposição Nacional de Terneiro (a) foram inscritos 18 trios, além de oito terneiros que irão competir de forma individual. Já na nova categoria de julgamento de animais rústicos individual, foram inscritos 22 animais.

Julgamentos de Admissão e de Classificação

Para avaliar as centenas de animais que entrarão em pista na mostra foram escolhidos, na raça Hereford, o ex-presidente e integrante do corpo diretivo da Sociedade de Criadores de Hereford do Uruguai, Alejandro Costa. Já na raça Braford, o argentino Raul Robol, ex-inspetor técnico da Associação Braford Argentina.

Conforme a programação a entrada dos animais, que configuram a principal atração da feira, está prevista para acontecer de 19 a 22 de maio. Ainda na quarta-feira, dia 22, será realizado o julgamento de admissão dos exemplares nas modalidades rústicos e de argola. Já os julgamentos de classificação se darão nos dias 23 e 24 de maio, a partir das 8h30.

Texto: Dhésika Vidikin, reg. prof. 19.647

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »