Nacional HB 2019: última noite de evento encerra com o que há de melhor das raças Hereford e Braford

Por em 31 de maio de 2019

Como tradicionalmente ocorre, a última noite da Nacional Hereford e Braford é dedicada a coroação e premiação dos criatórios que deram show nas pistas e nos galpões com seus animais durante o evento. Para isso, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) recepcionou na última sexta-feira, dia 24 de maio, seus amigos, sócios e parceiros para a entrega de prêmios aos vencedores das raças HB.  A solenidade, seguida de um jantar preparado pelo Parrilleiro Antônio Costaguta, o El Topador, lotou mais uma vez a Casa dos Criadores de Hereford e Braford de Uruguaiana (RS).

A cerimônia foi conduzida pela Gerente do Programa Carne Pampa da ABHB, Fabiana Freitas, que agradeceu a todos que contribuíram para a realização de mais uma Nacional HB de sucesso. Uma homenagem especial aos patrocinadores oficiais e do evento. Além de saudar as autoridades presentes como o Presidente da Associação Paraguaia de Braford, Silvio Ferraro, a Presidente da Associação Argentina de Braford, Tiziana Prada, o Vice-presidente da Associação Argentina de Hereford, José Maria Morrow, e o Presidente da Embrapa Pecuária Sul, na oportunidade, representado pelo do pesquisador Joal Brazzale Leal.

Gerente do Programa Carne Pampa da ABHB, Fabiana Freitas

Na sequência, o Presidente da ABHB, Luciano Dornelles, saudou a todos os presentes e comemorou os resultados alcançados em mais uma edição da maior mostra das raças HB do Brasil. “Este ano tivemos um aumento de 30% no número de animais, isso mostra que os criadores estão observando o evento como uma oportunidade de expor sua genética. Além de uma intensa programação com julgamentos e mostra, também tivemos muitas ações voltadas à Carne Certificada Hereford como o evento do Chef Certificado Hereford, o assado com o El Topador e degustações”, disse ele, ao prosseguir: “Este ano mais uma vez foi um grande sucesso a nossa Nacional HB e desde já fica o convite para todos participarem conosco no ano que vem”, completou.

Posteriormente o discurso do Presidente da ABHB, falou o Prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello. “Uma palavra que define o dia de hoje é gratidão. Gratidão pela por cada um que tornou possível a realização do evento, não só por estar em Uruguaiana, mas a relevância que ele tem em todo o Brasil”, afirmou.

Presidente da ABHB, Luciano Dorneles, e Presidente do NFOHB, Guilherme Duarte, recebendo uma homenagem da Prefeitura de Uruguaiana

Antecipando o grande momento das premiações para os criatórios vencedores da exposição, uma retrospectiva sobre a Nacional HB foi realizada pela mestre de cerimônias. “Dividimos com vocês mais um evento fruto de um trabalho que começou muito antes desta intensa semana”, sintetizou.

A semana HB

As atividades iniciaram com as inscrições dos animais, que neste ano registraram um aumento significativo. Trata-se de um crescimento de 30% em relação ao ano de 2018, o que totalizou 314 exemplares sendo avaliados nos julgamentos. Contamos também com a realização da 1ª Exposição Nacional de Terneiro (a) HB e com a nova categoria de julgamento de animais rústicos individuais. A tarefa de definir os campeões de cada categoria ficou a cargo dos jurados Alejandro Costa, na raça Hereford e, Raul Robol, na raça Braford.

Integrando a intensa programação da Nacional HB foi realizada a 17ª edição do Curso de Atualização e Julgamento Dr. Jacob Momm Filho, que reuniu 27 participantes, entre sócios, criadores e estudantes.

17ª edição do Curso de Atualização e Julgamento das raças HB

A nossa genética também foi evidenciada em eventos técnicos como a Prova de Avaliação a Campo (PAC), que entregou os prêmios para os vencedores desta edição, e o coquetel de recepção da Gira Internacional Braford que recebeu os amigos do Uruguai e Argentina.

Quem compareceu ao Parque de Exposições Agrícola e Pastoril também teve a oportunidade de prestigiar diversas atividades gastronômicas. Na noite de terça-feira, dia 21 de maio, um evento exclusivo ao público feminino com a palestra sobre Resiliência e Felicidade, ministrada pela Coach Raquel Antunes. Após a atividade, a noite também foi dedicada para um espaço de degustação de carne Best Beef Hereford acompanhado de vinhos e espumantes da Bodega Sossego.

Palestra Resiliência e Felicidade

Outro momento de destaque durante a semana foi a realização da primeira edição do Chef Certificado Hereford: A Peleia. Uma competição culinária em um clima descontraído, alegre e cheio de sabor.

Durante a programação, enumerou Fabiana, tivemos a nossa genética Hereford e Braford distribuída pelos quatro cantos do país. Foram mais de R$1.500 animais e sêmen comercializados em quatro remates oficializados pela ABHB, totalizando mais de 4 milhões de reais. O primeiro foi a realização do Remate Gado Geral Padrão HB, no dia 17 de maio. Na sequência, dia 20 de maio, foi a vez do Remate Virtual Conexão Pampa. Já o leilão de liquidação  Braford Lajeado Vermelho, foi realizado do 21 de maio. O quarto leilão oficial da ABHB durante a mostra foi o Remate Nacional Hereford e Braford, que aconteceu no dia 23.

Chef Certificado Hereford: A Peleia

A noite também reservou espaço para o lançamento do Anuário Hereford e Braford 2018, um resumo de todas as atividades realizadas pela ABHB durante o ano. E por fim, o momento mais esperado. A entrega de prêmios aos melhores desta Nacional HB.

As estrelas da noite

Após a entrega de prêmios, o protagonista da noite foi o cardápio. Conduzido pelo Parrillero Antônio Costaguta, o El Topador, e sua equipe, a atividade tratou-se de uma experiência gastronômica cheia de sabor. Um típico churrasco campeiro assado em fogo de chão. Uma variedade de carnes como costela janela, entrecot, vazio e prime rib, todos Best Beef Hereford do Frigorífico Silva.

Além de linguiças, cordeiros, legumes e frutas assados, acompanhados por delícias servidas nos panelões, como o arroz e molho chimichurri. Em torno de 200 pessoas estiveram presentes no evento, para o qual foram preparados cerca de 150 quilos de carnes. A noite também foi embalada pelos músicos Luizinho Silveira, Nica Santos e Léa Cassandra.

Para Costaguta o jantar foi um momento de muita emoção durante a Nacional HB, tendo em vista que o projeto El Topador se formou com a intensão de proporcionar experiências ao redor do fogo e valorizar a carne produzida no Rio Grande do Sul. “Trouxemos a carne como estrela do evento, como ela deve ser, no palco. Além de temperos simples que tem o objetivo de potencializar o gosto da matéria prima. Obviamente que com todo esse ciclo preenchido nós conseguimos finalizar no prato o trabalho do pecuarista e de todas as pessoas que se envolvem na cadeia produtiva da carne. Nesse sentido a gente acaba valorizando, e mais do que isso mostrando pra todos que temos as melhores carnes do mundo aqui no Rio Grande do Sul”, afirmou.

O parrilleiro finalizou gratificando a oportunidade de fazer parte da cerimônia. “Mais uma vez reforço o agradecimento a todas as pessoas envolvidas de ter nos concedido essa missão de finalizar a Exposição que inclusive estava linda demais”, completou.

Nascido em Santana do Livramento (RS), fronteira com o Uruguai, Costaguta, tem mais de 10 anos de assados, com diploma da Escuela Argentina de Parrilleros. Atualmente, ministra cursos na Casa Destemperados, onde também possui uma operação fixa de restaurante no bairro Moinhos de Vento, uma das maiores multiplataformas de gastronomia do Brasil.

Viaja em festivais de churrasco, ministrando cursos pelo interior. Participou de diversas edições do Festival Fartura, que reúne os principais chefes de gastronomia do Brasil, além de eventos como Prazeres da Mesa.

Confira a premiação:

Grande Campeão Polled Hereford: Box 48 – CV5182 – Alfredo William Losco Southall/Edson Colombo – Cabanha Vacacaí/Mãe Rainha – Santa Margarida do Sul/RS

Reservada Grande Campeã Polled Hereford: Box 32 – CV5141 – Alfredo William Losco Southall/Edson Colombo – Cabanha Vacacaí/Mãe Rainha – Santa Margarida do Sul/RS

Supremo Campeão Hereford e Polled Hereford: Box 48 – CV5182 – Alfredo William Losco Southall/Edson Colombo – Cabanha Vacacaí/Mãe Rainha – Santa Margarida do Sul/RS

Reservado Grande Campeão Polled Hereford: Box 51 – 4836 – Ciro Manoel Andrade Freitas e Filhos – Cabanha São Marcos – Alegrete/RS

Reservada Grande Campeã Hereford:   Box 3 -9534 – São Fernando Pigeon – João Souza Cavalcanti – Cabanha São Fernando – Quaraí/RS

Reservado Grande Campeão Terneiro Hereford: Box 4 – 9093 – João Souza Cavalcanti – Cabanha São Fernando – Quaraí/RS

Reservada Grande Campeã Braford: Box 89 – André Rispoli Recart – Braford Acquafredda – Uruguaiana/RS.

Grande Campeão Terneiro Braford: Box 106 – Raul Gonçalves Southall – Cabanha Vacacaí – São Gabriel/RS

Grande Campeã Terneira Polled Hereford: Box 19 – TECV5309 – Alfredo William Losco Southall – Cabanha Vacacaí – Santa Margarida do Sul/RS

Grande Campeão Hereford: Box 9 – 3371 – Ricardo Pereira Duarte – Cabanha Touro Passo – Uruguaiana/RS

Grande Campeão Terneiro Hereford: Box 6 – 3582 – Ricardo Pereira Duarte – Cabanha touro Passo – Uruguaiana/RS

Grande Campeã Terneira Hereford: Ricardo Pereira Duarte – Cabanha touro Passo – Uruguaina/RS

Lote Supremo Campeão Terneira Polled Hereford PO: Lote 1 – tatuagens 3597, 3620, 3647 – Ricardo Pereira Duarte – Cabanha Touro Passo – Uruguaiana/RS.

Melhor Terneira Rústica Polled Hereford PO: tatuagem 3620 do lote 1 – Ricardo Pereira Duarte – Cabanha Touro Passo – Uruguaiana/RS.

Lote Grande Campeão Polled Hereford PO: Ricardo Pereira Duarte – Cabanha Touro Passo – Uruguaiana/RS.

Melhor Macho Rústico Polled Hereford PO: Ricardo Pereira Duarte – Cabanha Touro Passo – Uruguaiana/RS.

Melhor Conjunto de Progênie de pai Nacional Hereford PO: Conjunto1 – PAI TOPASS DETENTO 35 – Cabanha Touro Passo

Melhor Conjunto de Pai Nacional Hereford: Conjunto 01 – PAI topass detento 35 – Ricardo Pereira Duarte – Cabanha Touro Passo – Uruguaiana/RS.

Lote Supremo Campeão Terneira Polled Hereford PC: LAgropecuária São Jorge – Estância São Jorge – Ácegua/RS.

Lote Supremo Campeão Terneiro Polled Hereford PC: Agropecuária São Jorge – Estância São Jorge – Ácegua/RS.

Lote Grande Campeão Hereford PC: Agropecuária São Jorge – Estância São Jorge – Ácegua/RS.

Melhor Macho Rústico Hereford PC: Agropecuária São Jorge – Estância São Jorge – Ácegua/RS

Lote Grande Campeão Polled Hereford PC: Agropecuária São Jorge – Estância São Jorge – Ácegua/RS.

Lote Grande Campeã Polled Hereford PC: Agropecuária São Jorge – Estância São Jorge – Ácegua/RS.

Melhor Terneira Rústica Polled Hereford PC: Agropecuária São Jorge – Estância São Jorge – Ácegua/RS.

Melhor Terneiro Rústico Polled Hereford PC: Agropecuária São Jorge – Estância São Jorge – Ácegua/RS.

Melhor Fêmea Rústica Polled Hereford PC: Agropecuária São Jorge – Estância São Jorge – Ácegua/RS.

Melhor Macho Rústico Polled Hereford PC: Agropecuária São Jorge – Estância São Jorge – Ácegua/RS.

Lote Grande Campeão Braford: Manoel Francisco Z, Rodrigues – Cabanha Santa Camila – Alegrete/RS

Lote Reservado Grande Campeão Braford: Manoel Francisco Z, Rodrigues – Cabanha Santa Camila – Alegrete/RS

Melhor Macho Rústico Braford: Manoel Francisco Z, Rodrigues – Cabanha Santa Camila – Alegrete/RS

Segundo Melhor Macho Rústico Braford: Manoel Francisco Z, Rodrigues – Cabanha Santa Camila – Alegrete/RS

Terceiro Melhor Exemplar Braford: Box 112 – D60 – Eneida Maria Ormazabal Sastre – Estância Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS.

Grande Campeão Terneiro Polled Hereford: Box 40 – 2522 – Eneida Maria Ormazabal Moura – Estância Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS

Reservado Grande Campeão Terneiro Polled Hereford: Box 41 – 2500 – Eneida Maria Ormazabal Moura – Estância Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS

Reservado Grande Campeã Terneira Polled Hereford: Box 11 – 2543 – Eneida Maria Ormazabal Moura – Estância Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS

Reservado Grande Campeão Terneiro Braford: Box 93 – Eneida Maria Sastre

Grande Campeã Hereford; Box 2 – TE2403 – Anjo da Guarda TE2403 – Eneida Maria Ormazabal Moura – Uruguaiana/RS

Reservado de Grande Campeão Hereford: Box 10 – TE2402 – Eneida Maria Ormazabal Moura –  Estância Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS

Grande Campeã Polled Hereford: Box 35 – TE2409 – Eneida Maria Ormazabal Moura – Estância Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS

Suprema Campeã Hereford e Polled Hereford PO; Box 35 – TE2409 – Eneida Maria Ormazabal Moura – Estância Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS

Terceiro Melhor Lote Braford: Eneida Maria Ormazabal Sastre – Estância Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS

Lote Grande Campeã Polled Hereford PO: Eneida Maria Ormazabal Sastre – Estância Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS.

Melhor Fêmea Rústica Polled Hereford PO: Eneida Maria Ormazabal Sastre – Estância Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS.

Lote Reservado Grande Campeão Terneiro Braford: Eneida Maria Ormazabal Sastre – Estância Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS.

Terceira Melhor Exemplar Braford: Box 79 – D171 – Eneida Maria Ormazabal Sastre – Estância Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS.

Terceiro Melhor Exemplar Braford: Box 112 – D60 – Eneida Maria Ormazabal Sastre – Estância Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS.

Lote Reservado Grande Campeão Polled Hereford PC: Gap Genética – Quaraí/RS

Lote Reservado Grande Campeã Polled Hereford PO: Gap Genética – Quaraí/RS

Lote Reservado Grande Campeã Polled Hereford PC: GAP Genética – Quaraí/RS.

Lote Grande Campeã Braford: Celina Gladys Albornoz – Bela Vista – Santana do Livramento/RS.

Lote Reservado Grande Campeão Terneira Braford: Celina Gladys Albornoz Maciel – Bela Vista – Santana do Livramento/RS

Grande Campeã Braford: Box 74 – 5282 – Antônio Guerra Soares – Estância Carcávio – Santana do Livramento/RS

Reservado Grande Campeão Braford: Box 108 – 5534 – Antônio Guerra Soares – Estância Carcávio – Santana do Livramento/RS

Lote Reservado Grande Campeã Braford: Antônio Guerra Soares – Estância Carcávio – Santana do Livramento/RS

Terceiro Melhor Lote Fêmea Braford: Antônio Guerra Soares – Estância Carcávio – Santana do Livramento/RS

Segunda Fêmea Rústica Braford: Antônio Guerra Soares – Estância Carcávio – Santana do Livramento/RS

Reservado Grande Campeão Braford: Box 108 – 5534 – Antônio Guerra Soares – Estância Carcávio – Santana do Livramento/RS

Grande Campeã Terneira Braford: Box 57 – 1478 – Sucessão de Yolanda Guerra Marques – Estância Santa Gertrudes – Santana do Livramento/RS

Grande Campeão Braford: Box 111 – 1203 – Sucessão de Yolanda Guerra Marques – Estância Santa Gertrudes – Santana do Livramento/RS

Reservada Grande Campeã Terneira Braford: Box 61 – U023 – Otto Manoel Alves de Alves – São Bento – Santana do Livramento/RS

Lote Grande Campeão Terneiro Braford: Otto Manoel Alves de Alves – São Bento – Santana do Livramento/RS

Melhor Terneiro Rústico Braford: Otto Manoel Alves de Alves – São Bento – Santana do Livramento/RS

Lote Grande Campeão Terneira Braford: Otto Manoel Alves de Alves – São Bento – Santana do Livramento/RS

Melhor Terneira Rústica Braford: Otto Manoel Alves de Alves – São Bento – Santana do Livramento/RS

Melhor Fêmea Rústica Braford: Pedro Monteiro Lopes – Pitangueira – Itaqui/RS

Melhor Conjunto de Progênie de pai Nacional Braford; Conjunto 1 – PAI CARCAVIO 38-1435 RAULITO – Agropecuária Rincão da Figura LTDA

Melhor Conjunto de Pai Nacional Braford: Conjunto 1 – Pai pampiano do sossego 38-FIVI023 – CORINGA – Ana Maria Ormazabal Moura

Melhor Conjunto de Pai Importado Braford: Conjunto 03 – pai Rancho TE Magno – Mauricio Silva Carvalho

Campeão Cabanha Estreante Braford: Agropecuária Graminho – Mangueira/PR

Campeão Cabanha Estreante Hereford; Cabanha da Erva – Marcos Tatit Menegassi – Júlio de Castilho

JURADO RAÇA HEREOFRD: Alejandro Costa

JURADO RAÇA BRAFORD: Raul Robol

Texto: Dhésika Vidikin, reg. prof. 19.647

Fotos: Everton Souza/La Rural Fotografia

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »