MAPA aprova os serviços do Registro Genealógico em mais uma auditoria

Por em 7 de dezembro de 2017

O setor é composto de 5 colaboradoras que estiveram acompanhando a auditoria do Mapa

Durante os dias 6 e 7 de dezembro de 2017, o serviço de registro genealógico da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) passou pelo procedimento padrão de auditoria anual do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O processo de análise documental e avaliação dos procedimentos foi conduzido pelos fiscais federais José Otávio Rocha e Eduardo Castro da Costa, que após a auditoria e visita ao setor concluíram que a ABHB está apta a continuar prestando o serviço de registro genealógico.

Conforme Zilah Cheuiche, Superintendente do Setor, o desempenho da ABHB foi muito satisfatório. “A auditoria acontece não apenas para fiscalizar, mas também para orientar”, informou ela, ao destacar que o processo de avaliação é muito importante para identificar e corrigir possíveis falhas, além de uma boa oportunidade para tirar dúvidas quanto à legislação.

A ABHB é a única certificadora dos reprodutores e matrizes Braford no Brasil. É credenciada no MAPA pela portaria N° 587, de 05 de junho de 2003 e registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para a realização do serviço de bovinos da raça. Também realiza o registro dos animais puros controlados (PC) e livro aberto (LA) para a raça Hereford, por delegação da Associação de Criadores Herd-Book Collares (ANC), sendo responsável também pela inspeção e seleção zootécnica das raças a campo, credenciamento e qualificação de inspetores técnicos do registro genealógico e o controle da distinção e critérios para concessão do mérito genético para reprodutores e matrizes.

Cabe ao setor de registro genealógico – que atualmente conta com uma estrutura de cinco colaboradores – receber, protocolar e processar as informações enviadas pelos criadores no que diz respeito aos comunicados de coberturas, nascimentos, transferências entre proprietários, comunicados de morte e outras ocorrências. Os registros correspondentes são emitidos apenas para os animais que cumprem os requisitos de acordo com cada raça.

Segundo o CEO da ABHB, Fernando Lopa, a Associação realiza registros genealógicos desde a década de 1970, sendo este serviço o coração da Entidade. “A cada dia buscamos melhorar mais o atendimento e a qualidade dos nossos serviços, principalmente quando falamos da raça Braford, um bovino sintético onde há necessidade do acompanhamento desde a cobertura ao nascimento até a marcação como reprodutor ou matriz para que o animal possa ganhar denominação de Braford”, afirmou ele ao explicar que “o registro de um animal é equiparado a nossa certidão de nascimento por isso a Associação emite registros sempre com o selo holográfico para o Braford e a marca d´água para o Hereford, o que traduz num documento único expedido pela Entidade”.

Por Murilo Alves, estagiário de jornalismo

Edição: Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »