Índices Econômicos em breve estarão disponíveis no Programa Pampaplus/Embrapa para seleção dos animais

Por em 27 de agosto de 2017

Artigo originalmente publicado no Informativo Pampa Pampiano

Há aproximadamente quatro anos, a partir de um esforço conjunto entre a Universidade Federal de Pelotas, Embrapa Pecuária Sul e criadores das raças Hereford e Braford associados da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), iniciou-se um projeto de pesquisa que visa o desenvolvimento de índices econômicos para a seleção dos animais avaliados pelo Programa Pampaplus/Embrapa.

Na fase inicial do projeto foram desenvolvidos modelos bioeconômicos que relacionaram características chaves dos animais (TN = taxa de nascimento; PAV = peso adulto das vacas; PDd = peso ao desmame direto; PC = peso de carcaça) com os dados econômicos dos sistemas produtivos. Desta forma, utilizando os dados fornecidos pelos criadores, da literatura e do mercado, foi possível criar três cenários básicos que representam os diferentes sistemas produtivos do Rio Grande do Sul: cria, recria e terminação, e ciclo completo. Para esses sistemas, foram identificadas as características biológicas dos animais que afetavam a lucratividade dos sistemas produtivos, sua importância relativa no lucro da atividade, bem como os seus valores econômicos. Estes últimos são calculados pela variação da renda bruta por vaca acasalada para cada unidade de aumento na característica em função da seleção (ver tabela).

Valores econômicos (VE) e importância relativa (IR) dos objetivos de seleção para cada sistema de produção.

A partir dos valores acima e da correlação genética dessas características econômicas com os critérios de seleção do Pampaplus (peso a desmama direto e materno, peso ao sobreano, ganho pós desmama, circunferência escrotal, e escores de musculatura e de estatura), foram desenvolvidos os índices econômicos de seleção para cada sistema de produção. Esses índices combinam as características avaliadas nos animais por meio de ponderadores econômicos para compor um único valor, que indica quanto cada reprodutor acrescentará na lucratividade por vaca acasalada do rebanho no qual ele for usado.

Os detalhes metodológicos e resultados deste trabalho foram recentemente apresentados à comunidade científica através da publicação de um artigo numa das mais importantes e renomadas revistas científicas do mundo, o Journal of Animal Science Sociedade Americana de Ciência Animal.

Estes índices econômicos são considerados a melhor maneira de identificar animais rentáveis e, em breve, após avaliações práticas que estão em fase de conclusão, estarão disponíveis no Pampaplus.

Esta é mais uma ferramenta para os criadores de Hereford e Braford participantes do programa os quais terão o diferencial para promover, nos rebanhos próprios e de seus clientes, ganhos genéticos que maximizem o lucro dos sistemas de produção por meio da seleção.

F. Costa, B. B. M. Teixeira, M. J. Yokoo, F. F. Cardoso, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Federal de Pelotas, 96010-900 Pelotas, Brasil, Programa Pampaplus/Embrapa, Embrapa Pecuária Sul, 96401-970 Bagé, Brasil

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »