Hereford

A raça Hereford é originária do condado britânico de Herefordshire. É considerada uma das raças bovinas mais antigas do mundo, com indícios de sua existência desde 1562. Seu melhoramento moderno é creditado a Benjamin Tomkins, que fundou a raça em 1742 com o registro do primeiro animal, a vaca Silver. Através de consanguinidade sucessiva, foi possível obter animais mais eficientes, possibilitando maior rusticidade, fertilidade e abate precoce.

A expansão do Hereford pelo mundo deu-se na metade do século XIX, durante a Revolução Industrial. Nesta época houve um aumento na demanda de produção de carne com a comercialização de carne enlatada pelos britânicos. A grande eficiência produtiva do Hereford na conversão de pasto em carne de alta qualidade destacou a raça para compradores do mundo todo. Atualmente existem exemplares em todos os continentes, sendo uma das raças mais cosmopolitas do mundo.

O Hereford foi introduzido no Brasil pelos vizinhos Uruguai e Argentina. Em 1907, o criador Laurindo Brasil, de Bagé, inaugurou o Herd Book da raça no país através do registro do touro “Alfo”, importado da Argentina. Porém, antes das datas oficiais de registros, muitos “pampas” atravessaram as fronteiras sem cercas entre países povoando os campos gaúchos. Desde então, a raça cresceu significativamente no Brasil, principalmente nos estados do Sul, onde o clima é mais semelhante ao seu país de origem. Com sua característica ancestral de grande capacidade de adaptação, tornou-se ferramenta indispensável nos programas de cruzamento industrial.

A grande pressão de seleção ocorrida ao longo de mais de um século no Brasil conferiu à raça um excelente desempenho, sendo sinônimo de produção de carne de alta qualidade e maciez, tanto a pasto quanto em regime de confinamento. Possuem temperamento dócil, o que facilita o manejo humano. As fêmeas apresentam grande fertilidade e habilidade materna, entram em reprodução aos 14 meses pesando em média 280kg. Têm aptidão para alta longevidade produtiva dentro dos rebanhos.

Os novilhos apresentam rápida terminação, chegam aos 18 meses pesando em média 420 kg, prontos para o abate. As carcaças possuem bom rendimento, acabamento e deposição de gordura. A carne é saborosa, tenra, sem exagero de gordura. Os reprodutores Hereford são vigorosos, com alta libido e grande fertilidade, permanecendo produtivos no rebanho por vários anos.

O registro genealógico da raça no Brasil para animais Puros de Origem fica a cargo da Associação Nacional de Criadores Herd BookCollares (ANC). Os Puros Controlados e as fêmeas Puras por Avaliação (livro aberto) são registrados pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

Fechar