Troca de conhecimento marcou a 14ª Jornada de Atualização Técnica

Por em 30 de junho de 2016

13582345_1202491039795965_880757241_o

Encerrou na última terça-feira (28), a 14º Jornada de Atualização Técnica HB, realizada durante dois dias em Bagé (RS). Promovida pela Associação Brasileira de Hereford e Braford, o evento teve como objetivo, atualizar os inspetores técnicos sobre seleção racial.

Conforme um dos organizadores da atividade, Eduardo Valério, Diretor do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), foi uma oportunidade para ajustar parâmetros de julgamentos e marca. “A reunião é uma forma de debatermos ideias para que surjam soluções aos problemas enfrentados no dia a dia do campo. O técnico traz as reivindicações do criador, suas expectativas e dúvidas e nós retornamos com ações que podem ser implantadas por eles que estão longe”, afirmou Valério.

13548758_1202490443129358_10545308_o (1)

A programação intensa de atividades iniciou com treinamentos práticos de seleção racial em duas propriedades de Bagé. Na manhã da segunda-feira (27), os 17 inscritos visitaram a Estância Rio Negro, referência na criação de Braford. No turno da tarde foi a vez de acompanhar e verificar os animais Hereford da Fazenda São Jorge.

Troca de ideias e confraternização

Oriundo de Santa Catarina, o Inspetor Técnico Hernani Borges destacou a importância de ocorrer a jornada anualmente. “Através dessa reunião podemos nos atualizar e discutir ideias de trabalho. É também uma maneira de confraternizar”. Semelhante avaliação tem Rafael Lagreca, para quem a Jornada é uma união de ideias e de sistemas de trabalho que resultam em um produto mais homogêneo.

WhatsApp-Image-20160627 (13)

“A ABHB proporcionando esse evento reflete na melhoria do nosso desempenho e crescimento em todas as formas. Esta troca de ideias e conhecimentos é importante para nós que estamos no Rio Grande do Sul, pois através dos nossos colegas que atendem outras regiões podemos saber como estão os animais de outras localidades”, sintetizou Lagreca, Inspetor Técnico Credenciado pela ABHB.

Engrenagem de sucesso

DSCN8515

Zilah Cheuiche

A parte teoria ficou concentrada no segundo dia do evento, realizado na sede do Núcleo de Criadores de Hereford e Braford da Região da Campanha (NHB), no Parque do Sindicato Rural. A Superintendente de Registros Genealógicos da ABHB, Zilah Cheuiche, que junto com CDT, organizou a Jornada, apresentou pontos importantes do regulamento de registro genealógico da raça Braford e esclareceu dúvidas de prazos de envio de comunicados, auditorias técnicas, entre outros assuntos abordados.

DSCN8527

Marcos Yokoo

A segunda palestra da manhã ficou a cargo de Silvia Freitas, Superintende Adjunta da ANC Herd –Book Collares, que destacou as mudanças da nova diretoria da ANC e critérios de seleção da raça Hereford. Marcos Yokoo, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, também contribuiu abordando o tema “Utilização de touros jovens como ferramenta para melhoramento genético”. Ele também destacou o programa PampaPlus mostrando a ferramenta online. Pela tarde aconteceu um tira dúvidas do programa PampaPlus e as facilidades deste com a Drª  Thaís Pires Lopa, Coordenadora do Programa PampaPlus.

WhatsApp-Image-20160630

Jaqueline Teixeira

Jaqueline Teixeira, gerente de marketing da ABHB, colaborou falando da importância da boa comunicação, como explorar e contribuir com os meios de divulgação que a ABHB oferece. Chamou atenção para a importância de propagar o trabalho realizado pelos técnicos. “É importante que visitem o site, saibam o que a nossa entidade oferece, onde estamos atuando e o que estamos fazendo, todos podem ajudar na divulgação. Isso traz retorno para nós e também para os criadores, somos uma engrenagem e juntos podemos crescer cada vez mais”, relatou Jaqueline. Após as palestras os técnicos relacionaram as fotos dos animais que foram tiradas nas propriedades com as planilhas de avaliações feitas anteriormente entre eles.

Por Dhésika Vidikin, estagiária de Jornalismo

Edição: Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Translate »