Pecuaristas do Sudoeste do Paraná criam Núcleo de Criadores HB no Estado

Por em 2 de dezembro de 2016

nfcbO recente e considerável aumento de criadores das raças Hereford e Braford no Sudoeste do Paraná – impulsionado pela parceria firmada com o Frigorífico NoviCarnes durante a 39ª Expointer – fez um grupo de pecuaristas associados à Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) criar o nono Núcleo regional da Entidade. Trata-se do Núcleo Força Cara Branca (NFCB), presidido por Ademir Hoinaski Filho, da Fazenda 2A. A homologação do NFCB aconteceu ontem (1/12), durante reunião da diretoria da ABHB em Bagé.

O Núcleo está sediado na cidade de Palmas e foi criado com o objetivo de promover as raças Hereford e Braford através de eventos agropecuários na região, como exposições, remates, dias de campo e encontros locais técnicos. Em seu escopo, também, a intenção de atuar como elo de ligação dos criadores do Paraná com a ABHB.

Conforme Hoinaski Filho, entre membros da diretoria e associados, o NFCB reúne hoje cerca de 60 criadores, “mas logo serão mais de 200”, projeta. Ele atribuiu esta adesão a dois fatores: ao histórico da região, que sempre criou gado europeu, e a excelente adaptação das raças Hereford e Braford no Sudoeste do Paraná.

“Foi crescendo a demanda ano a ano e agora, com um pouco mais de divulgação, começou a estourar, ainda mais depois de anunciada a parceria entre ABHB, o Frigorífico Novicarnes e Núcleo Força Cara Branca no programa de Carne Certificada Hereford”.

Remate NFCB

remateparanaOrganizado e cheio de planos pela frente, o Núcleo já realizou um remate no dia 15 de novembro, durante a Expopato, no município de Pato Branco (PR), cidade sede do frigorífico Novicarnes. “Tivemos boas vendas e excelente público, totalizando R$ 710.900 de faturamento”, informou o presidente do NFCB. Destaque para os sete reprodutores comercializados, que obtiveram média de R$ 9,3 mil.

Para 2017, Hoinaski planeja realizar outros dois leilões, sendo um em março/abril e outro em novembro, além de um dia de campo, debatendo pastagens de inverno e genética.

Para a ABHB, a criação de núcleos regionais é fundamental para o fortalecimento das raças no Brasil, já que os núcleos atuam pontualmente, interagindo não só com associados da ABHB, mas com os pecuaristas e entidades apoiadoras do agronegócio em diferentes Estados e regiões do Brasil.

“Só tem a agregar a criação do NFCB, que dará muito mais atenção aos criadores da região que estão investindo na genética HB. Nossa finalidade estatutária busca justamente isto: congregar cada vez mais criadores para fomentar e orientar as raças no Brasil. Com estes Núcleos podemos alcançar criadores que talvez não teriam acesso à ABHB”, destacou o Gerente de Operações da ABHB, Felipe Azambuja.

Conheça a diretoria do NFCB

Presidente

ADEMIR HOINASKI FILHO

Vice-Presidente

EDSON DA ROSA

Primeiro Secretário

EDNEI DE SOUZA MELLO

Segundo Secretário

GLAUCO CREMASCO

Primeiro Tesoureiro

ALBERTO REIS FILHO

Segundo Tesoureiro

DALBERTO  DE SOUZA GRAMINHO

Conselho Técnico

LUIZ ROBERTO BARRABARRA

SIDNEI LUIZ DA ROSA

ANDRÉ PINZON

Direção de Estratégias

ALBERTO C. REIS

JOSÉ HAMILTON MOSS

RICARDO AMARAL FURTADO

Conselho Fiscal

ALONSO LUIS VARASCHIN LUSTOSA

CEZAR DANELUZ

LUCIANO SICKA

CESAR CAMARGO

Suplentes do Conselho Fiscal

VITOR PREIS VARASCHIN

VINÍCIUS VIVAN

NORBERTO FORTUNATO

Marketing

DIEGO FUNATI

Departamento Jurídico

LUIZ HENRIQUE CORREA RIBAS

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »