Palestra e exposição de animais abordam a qualidade das raças e da carne HB no Paraná

Por em 13 de março de 2017

WhatsApp Image 2017-03-13 at 15.30.45

A 43ª edição da Expo-Umuarama está sendo especial para o Hereford e o Braford, as raças que mais crescem no Brasil. Após inúmeros convites, pela primeira vez a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) está representada no evento realizado na cidade de Umuarama, no Paraná. Trata-se de uma grande vitrine para as raças na cidade que figura hoje como o maior produtor de carne do Paraná.

ExpoUmuaramaIIII

O bate-papo aconteceu no anfiteatro Ademar Uliana Filho, localizado na sede da Sociedade Rural de Umuarama (SRU)

As qualidades inerentes aos bovinos das raças HB – sinônimo de carne de qualidade com padrão exportação e excelentes negócios –  foram tema de palestra da Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, na última sexta-feira (10). O bate-papo aconteceu no anfiteatro Ademar Uliana Filho, localizado na sede da Sociedade Rural de Umuarama (SRU), e foi destinado a criadores, pecuaristas, estudantes e empresários do ramo gastronômico.

Na oportunidade, Fabiana abordou a história das raças, de origem europeia, suas vantagens no quesito de qualidade de carne e o programa de certificação. Tirou dúvidas dos criadores e falou sobre o cruzamento industrial, tema de bastante interesse dos pecuaristas, já que o cruzamento orientado do Hereford com as raças zebuínas aumenta a lucratividade (renda líquida) e produtividade (eficiência de produção por carcaça) do produtor.

ExpoUmuaramaIII

Fabiana ao lado do presidente do Núcleo Força Cara Branca, Ademir Hoinaski Filho

Após a palestra, Fabiana seguiu para o galpão acompanhada do presidente do Núcleo Força Cara Branca, Ademir Hoinaski Filho, e do criador Alaor Veiga. Segundo ela, os animais em Exposição, oriundos dos criatórios Fazenda 2A e Rio Damas Condomínio estavam bem acondicionados e adaptados ao calor, já que o termômetro apontava 40 graus na tarde de sexta-feira. São mais de duas dezenas de exemplares Hereford e Braford, entre novilhas e touros rústicos.

Na noite da sexta-feira, uma degustação de Carne Certificada Hereford produzida pelo Frigorífico parceiro NoviCarnes foi organizada. A exposição, que começou no último dia 9 de março e se estenderá até o próximo dia 15, ocorre no noroeste do Paraná, a uma distância de 580 km da capital (Curitiba) e a 115 km do Paraguai. A cidade de Umuarama tem como principais atividades a agropecuária de corte e a prestação de serviços e figura hoje como o maior produtor de carne do estado.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Com informações do Portal Umuarama 

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »