Criatórios HB são referência na etapa gabrielense do Fórum Permanente do Agronegócio no RS

Por em 9 de novembro de 2016

14991810_993159737459457_5372932260702801723_n

Entre os dias 7 e 8 de novembro, o município de São Gabriel foi palco para a realização da 88ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, iniciativa do Sistema Farsul, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) e Casa Rural. Dirigido a pecuaristas e produtores da região, o Fórum foi aberto na última segunda-feira com a realização de um “Dia de Campo”, incluindo visitas a duas propriedades criadoras de caras brancas.

Pela manhã, a Estância Cerro do Ouro, de propriedade de Lygia Brenner Teixeira, localizada em São Gabriel/RS, recebeu o grupo participante do Fórum, entre eles uma comitiva do Núcleo Gabrielense de Hereford e Braford. Liderado pelo presidente do Conselho Técnico da ABHB, Eduardo Valério Teixeira de Souza, junto ao presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, e do Diretor Administrativo da Farsul, Francisco Lineu Schardong, o grupo acompanhou todas as atividades, prestigiadas também pela coordenadora de Marketing da ABHB, Jaqueline Teixeira, e pelo CEO da Entidade, Fernando Lopa (foto abaixo).

14907240_993176797457751_5153843610556416993_n

O CEO da ABHB, Fernando Lopa, e a coordenadora de Marketing, Jaqueline Teixeira, participaram da atividade

À tarde foi a vez da caravana visitar outra propriedade de caras brancas. O sócio e criador Geraldo Pereira de Souza foi quem abriu as porteiras da Estância do Bolso, localizada em Santa Margarida do Sul, para receber os participantes do Fórum.

As duas propriedades referência fazem parte do Programa de Melhoramento Genético da ABHB – PampaPlus, iformação bastante difundida durante o dia de campo, conforme Jaqueline Teixeira. “Isso mostra a importância de um programa de melhoramento genético. É notório o quanto o PampaPlus auxiliou no melhoramento e na correção dos problemas do rebanho da Estância Cerro do Ouro”.

A Estância do Bolso também vem participando das Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford e obtendo bons resultados. “Estava lá o touro com o maior ganho de peso na PAC 2015/2016”, acrescentou Jaqueline.

No segundo dia da programação ocorreu o seminário “De onde virão os terneiros?”, que teve por objetivo propor alternativas para aumentar a competitividade da carne gaúcha. O congresso contou com palestras e debates comandados por especialistas no setor. A programação – realizada no Pavilhão de Remates do Parque de Exposições Assis Brasil, em São Gabriel –  abordou questões como boas práticas agropecuárias para bovinos de corte, mercado da carne bovina, controle de carrapato, nutrição, sistemas forrageiros, entre outros pontos.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Fotos: Katega Vaz

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »