Braford do Instituto Federal Farroupilha agora é registrado

Por em 27 de dezembro de 2016
lagreca

Inpetor Técnico Rafael Lagreca realizando a marcação no animal

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) retomou na última semana mais uma importante parceria estabelecida com o Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete (RS) ao realizar – sem custos – os registros genealógicos dos bovinos da raça Braford do campus.

Conforme o CEO da ABHB, Fernando Lopa, as primeiras matrizes Braford foram doadas por criadores do Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford ao Instituto há mais de oito anos, numa iniciativa da ABHB para que os alunos pudessem estar familiarizados com a raça, servindo de base para estudos e monografias, além de familiariza-los com os procedimentos de registro genealógico de bovinos. O acordo contou, também, com a disponibilidade do Inspetor Técnico Rafael Lagreca, idealizador da ideia, que realizou inspeções e palestras com os alunos, sendo os registros expedidos gratuitamente pela ABHB.

Com a reestruturação do Instituto, o acompanhamento do rebanho foi interrompido temporariamente, e agora retomado, conforme Lopa, “devido ao apoio da Cabanha Esperança, em Alegrete (RS), do sócio Raphael Houayek, e a incansável persistência do Zootecnista Nathã Carvalho. Uma prova que não devemos deixar de semear, mesmo que tenhamos que esperar anos pela colheita”.

lagrecaii

Melhoramento Genético do rebanho

No dia 20 de dezembro, o Inspetor Técnico credenciado pela ABHB Luiz Rafael Lagreca foi recebido pelo  Prof. Emmanuel Camargo e os membros do Grupo de Pesquisa e Extensão em Bovinocultura nas dependências do Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção (LEPEP) de Bovinocultura, para realizar o registro e a marcação dos primeiros animais base do plantel para o prosseguimento do controle genealógico dos animais, também de forma colaborativa.

A iniciativa, segundo manifestação do Zootecnista Nathã Carvalho em uma rede social, irá possibilitar o aprimoramento do controle e do melhoramento genético do rebanho, o treinamento dos alunos nos serviços de escrituração zootécnica, a agregação de valor aos animais e a participação destes no certame de exposições agropecuárias. “No que depender de nós, faremos o possível para retribuir e contribuir para o crescimento da raça Braford”, informou.

Apoio da ABHB

A ABHB, com a finalidade de desenvolver técnicos e estudantes no desenvolvimento extracurricular de atividades voltadas a bovinocultura de corte, realiza uma série de projetos e ações em parcerias com diversas entidades de ensino e pesquisa no país (UFRGS, UFPR, Unipampa, URCAMP, Embrapa, IFC-SC, entre outras) e associações HB em outros países, disponibilizando estágios, realizando cursos e apoiando a implantação de pequenos planteis, como o da Unipampa e IFF.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Translate »