Bonificação de até 9% para abates Hereford e Braford atrai centenas de produtores para a III Semana HB no Paraná

Por em 21 de setembro de 2016

14364916_1195891620462560_4216378118207087559_n

Com o objetivo de propagar a parceria firmada durante a 39ª Expointer com o frigorífico Cooperativa NoviCarnes, de Pato Branco (PR), uma comitiva da Associação Brasileira de Hereford e Braford esteve no Paraná na última semana cumprindo extensa agenda e reunindo centenas de pessoas durante os cinco dias de atividades. A novidade que garantirá bonificação diferenciada para bovinos padrão Hereford e Braford a partir do dia 17 de outubro foi apresentada pela ABHB durante palestras ministradas em diferentes cidades.

Pato Branco, cidade do frigorífico, foi a primeira localidade. Diversos produtores criadores e empresários da região acompanharam as palestras ministradas pelos Gerentes de Operações e do Programa Carne Pampa, Felipe Azambuja e Fabiana Freitas, respectivamente, acompanhados do supervisor do Programa, Raoni Lopes, e do técnico credenciado pela ABHB, Ricardo Lopes. Na terça-feira foi a vez de reunir cerca de 70 pessoas na Sociedade Rural de Francisco Beltrão, quarta-feira a comitiva esteve em Dois Vizinhos, de onde seguiu para Laranjeiras do Sul, cidade que concentra grande número de produtores. Encerrou o evento, em Palmas, na sexta-feira.

Conforme a negociação estabelecida entre o Programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford, e a Cooperativa NoviCarnes, a bonificação irá contemplar os animais com até 2 dentes, e peso mínimo de carcaça para machos de 225kg e máximo de 300kg e para fêmeas de 180kg, máximo 270kg, ambos com cobertura de gordura 3 e 4 (mediana ou uniforme). A bonificação poderá chegar até 9% sobre preço base Scot Consultoria para animais escalonados para abate, informa a Gerente do Programa Carne Pampa. “Para animais que não participarem das escalas, ou seja, abates esporádicos, esta porcentagem chegará até 5% sobre preço base”.

2016-09-21-9

Produtores de Hereford e Braford interessados no abate certificado devem procurar o Frigorífico NoviCarnes pelo telefone (46) 3225-6566. O Gerente Industrial Isonel Rosin também está à disposição através do telefone (46) 91153080. Clientes comerciais também poderão entrar em contato pelos mesmos números.

Semana no Paraná

14292525_1194069950644727_7046762821913196327_nCom a intenção de levar informações e conhecimento sobre o uso da genética HB e sua contribuição para o desenvolvimento da pecuária no Brasil, a III Semana HB no Paraná correspondeu às expectativas, na avaliação do Gerente de Operações. “Palestramos para mais de 350 pessoas interessadas no trabalho da ABHB e nas qualidades genéticas que as raças oferecem”, relatou Azambuja.

A equipe esteve em contato constante com os criadores da região, que tem um clima bastante favorável, alimentação de boa qualidade e produtores interessados na genética HB, destacou Fabiana, características que resultarão em rentabilidade àquele que investe na criação das raças que mais crescem no Brasil.  “Mostramos  o trabalho que a Associação vem desenvolvendo na difusão das raças HB, a rentabilidade que o cruzamento industrial está alcançando e também as vantagens que trará para os produtores ao abaterem seus animais no programa de certificação”, completou Fabiana.

O sócio e membro suplente do Conselho Consultivo da ABHB, Ademir Hoinaski Filho, e o Gerente Industrial do frigorífico, Isonel Rosin acompanharam a comitiva gaúcha durante toda a semana explicando como serão abatidos os animais certificados pela associação no frigorífico.

Sobre o Programa

O Programa Carne Pampa, pioneiro na certificação de carcaças no Brasil, foi criado no ano de 1998 com o objetivo principal de agregar valor nas carcaças oriundas de animais das raças Hereford e Braford, e por consequência, oferecer às indústrias parceiras, e ao food-service, a oportunidade de entregar aos consumidores mais exigentes, um produto de qualidade superior. Neste sentido, uma das mais importantes funções do Programa Carne Pampa é atuar na contribuição da organização da cadeia da carne bovina, tendo como premissa, uma série de processos sérios e um time de pessoas engajadas em fazer um trabalho diferenciado.

Maiores informações sobre o programa de fomento podem ser obtidas com a Gerente do Programa Carne Pampa, Méd. Vet. Fabiana Rosa de Freitas através dos telefones (53) 3242 1332 e (53) 9945 7973, ou pelo E-mail fabiana@carnepampa.com.br .

Informações gerais do Protocolo Carne Certificada Hereford, que estabelece um conjunto de regras a serem cumpridas para a autorização do uso da denominação da raça bovina Hereford na rotulagem das carnes brasileiras, com o objetivo de garantir mais segurança e transparência ao consumidor e permitir a ampliação e conquista de mercados internacionais, podem ser acessadas no link a seguir, incluindo a realização da adesão voluntária ao Protocolo Carne Certificada Hereford, que também pode ser realizada através deste link.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Contribuiu Dhésika Vidikin, estagiária de Jornalismo

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »