Alta tecnologia é incorporada à Prova de Campo ABHB/Embrapa

Por em 27 de dezembro de 2016

embrapaNo último dia 22 de dezembro, quando foi realizada a quarta pesagem oficial da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford, a Embrapa Pecuária Sul, em uma parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford, tornou público o equipamento eletrônico que irá medir/avaliar a eficiência alimentar dos animais através do Teste de Consumo Alimentar Residual (CAR). A iniciativa, inédita ainda na PAC, irá ocorrer após o término das avaliações da prova, sem custos adicionais aos participantes.

“Ganharemos muito em dados e pesquisas, o que será muito importante não só para a ABHB, mas para toda a pecuária”, sintetizou o Gerente de Operações da ABHB, Felipe Azambuja.

Na 13º edição da prova na raça Hereford e 22º da raça Braford, os 16 touros Hereford e 18 Braford de 13 importantes criatórios receberão um chip de identificação que possibilitará verificar a quantidade de alimento ingerido pelos animais.

“Os animais serão monitorados diariamente no período de 70 dias. É uma novidade para a prova, pois é o primeiro ano que serão avaliados com essa segunda etapa”, informou Dr. Roberto Collares, coordenador da PAC pela Embrapa Pecuária Sul, ao completar. “Estou vendo com muito otimismo essa novidade e fico muito satisfeitos com o processo que está à prova”.

A realização do Teste de Consumo Alimentar Residual (CAR) é fruto de uma Emenda Parlamentar implantada pelo Deputado Afonso Hamm.

Definição

O CAR é uma medida de diferença no consumo de alimentos além ou aquém do necessário para atender as exigências de manutenção e crescimento dos animais. É calculado como a diferença entre o consumo real e a quantidade de alimento que um animal deveria comer baseado no seu peso vivo médio durante a prova e na sua velocidade de ganho de peso.

Assim sendo, animais que apresentam CAR negativo são mais eficientes em razão de consumirem menos que a quantidade necessária predita para um mesmo ganho em peso, quando comparados a animais com CAR positivo. Em publicações de língua inglesa, o CAR é conhecido por Residual Feed Intake ou Net Feed Intake.

pac

Criatórios

A atividade é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e o Polo de Excelência Genética para raças Taurinas (PoloGen), da Embrapa Pecuária Sul, e tem como objetivo comparar, dentro de um mesmo ambiente físico, reprodutores de diferentes criatórios do sul do Brasil, com a finalidade de identificar animais superiores em termos de genética para produção de carne em sistema de pastejo.

A 13ª edição da prova na raça Hereford e a 22ª da raça Braford conta com a participação de 34 animais – 16 Touros Hereford e 18 Touros Braford – oriundos de 13 criatórios: Estância da Tamanca, Estância Guatambu, Wolf Genética; Agropecuária Sereno Ltda; Estância São Bento do Verde; Estância Rio Negro; P. A. P. Namur Paixão Suñé; Estância do Bolso; Fazenda Santa Tereza; Agropecuária São Pedro; Estância São Manoel; Estância Silêncio e Cabanha São Fernando.

Os animais permanecerão nos campos experimentais por cerca de oito meses, convivendo em um mesmo ambiente e com a mesma oferta de alimentos, tornando possível avaliar quais são superiores a partir de parâmetros pré-estabelecidos. Durante este período, os reprodutores passarão por sete pesagens oficiais, além de exames Andrológicos e Perímetro Escrotal. A Avaliação Morfológica dos animais com os técnicos credenciados pela ABHB virá na sequência, assim como a avaliação de Área de Lombo e Espessura de Gordura Subcutânea. Por fim, a avaliação da Eficiência Alimentar CAR, quando os animais serão suplementados a campo.

O cronograma prevê ainda três pesagens oficiais. Dias 19 de janeiro, 16 de fevereiro e 16 de março de 2017.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Translate »