FENATRIGO 2017 recebe capacitação regional do Núcleo Jovem HB – Associação Brasileira de Hereford e Braford

FENATRIGO 2017 recebe capacitação regional do Núcleo Jovem HB

Por em 3 de outubro de 2017

 

Visando aumentar a integração entre agricultura e pecuária na região de Cruz Alta (RS), o Núcleo Jovem da Associação Brasileira de Hereford e Braford (NJHB) promoveu no último dia 29 de setembro, durante a XIV Feira Nacional de Trigo (FENATRIGO), mais uma Capacitação Regional sobre as raças Hereford e Braford. As inscrições acabaram previamente, antecedendo o sucesso da programação.  

 

“Foi um evento muito produtivo. As vagas esgotaram rápido, uma ótima procura pelo público, grande maioria estudantes buscando aprender sobre as raças”, informou Emmanuel Cabral, Inspetor Técnico credenciado pela ABHB.  A programação contou com um minicurso de atualização e julgamento ministrado por Cabral com o objetivo de apresentar as qualidades e as vantagens da criação de gado de corte cara branca comercial no sistema de produção.

 

“Na parte teórica falamos sobre história e a origem das raças; métodos e critérios de seleção e julgamento”, informou. A parte prática foi realizada com os animais da Agropecuária Mostardeiro, que recebeu muito bem não só a Família HB, como todos os participantes do Curso.

 

“Aqui, surgiram muitos criadores da região com os mesmos anseios dos jovens: buscar aprender sobre o Hereford e o Braford para introduzir a criação nesta região que hoje tem uma vocação agrícola, mas que está ligada no potencial das raças e disposta a realizar um trabalho forte junto à ABHB para aumentar e fortalecer os criatórios da região visando produção de carne de qualidade”.

 

A atividade teve início cedo pela manhã, com a abertura oficial realizada pela Gerente de Marketing da ABHB, Jaqueline Teixeira. Ela apresentou a Associação, falou sobre todos os setores da ABHB, destacando em especial o sucesso dos programas Carne Pampa, PampaPlus e Prova de Avaliação a Campo.

Matheus Suñe, Emmanuel Cabral, Jaqueline Teixeira, Daniele Furian Araldi e Marcos Mostardeiro

“Também falei sobre a importância da comunicação, explicando como atuávamos e onde estávamos”, afirmou Jaqueline, que elogiou a presença maciça dos alunos da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a colaboração e empenho da professora Daniele Furian Araldi, Zootecnista e coordenadora da comissão de eventos técnicos da Fenatrigo. “Ela já nos convidou para retornar no ano que vem e falar sobre o nosso programa de Melhoramento Genético, o PampaPlus”.

 

Na sequência, veio a fala do presidente do NJHB, Matheus Suñe, que destacou os objetivos do Núcleo, bem como os eventos que já foram realizados e os que ainda estão por vir. “Queremos voltar para fazer uma grande atividade de capacitação em maio. É uma região que por ter ainda pouca criação de gado, é sedenta por qualquer evento desta natureza”, destacou Suñe, ao completar. “Levamos um braço da Associação para um lugar em que ela não estava ainda. Um dos objetivos do NJHB é justamente este, expandir as atividades para regiões não atendidas ainda pela ABHB”.

 

Suñe também elogiou o apoio e a participação do sócio Marcos Mostardeiro. “Ele é um criador de uma região que tem pouca tradição na pecuária de corte. Mesmo assim, trouxe um gado de muita qualidade para a realização da parte prática”, elogiou.

 

O Núcleo Jovem segue com intensa programação até o final do ano. Abaixo, as agendas previstas para o mês de outubro, durante a temporada de Exposições de primavera:

 

São Gabriel

5/10 – 08h – Pecuária de precisão

6/10 – 19h – Noite da Pecuária – Integração lavoura pecuária

 

Alegrete

11/10 – 18h – Liderança no agronegócio

 

Pelotas

11/10 – 19h – Minicurso junto à Semana Acadêmica da Zootecnia: Seleção de Reprodutores por DEP’s

 

Lages/SC

12 e 13/10 – 4° minicurso de atualização técnica e julgamento

 

Bagé

14/10 – 13h:30min – 2º Concurso de Jurados

 

Dom Pedrito

25/10 – 16h – concurso jurado jovem

 

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »