EXPOPEC, realizada em Porangatu (GO), abre o Ranking Nacional HB 2017

Por em 19 de março de 2017

logo2Criadores de Hereford e Braford que quiserem participar da 2ª Exposição das Tecnologias Voltadas ao Desenvolvimento da Pecuária – EXPOPEC 2017 – já têm um atrativo a mais. É que pela primeira vez a Exposição, que acontece entre os dias 23 e 26 de março, em Porangatu, Goiás, será válida pelo Ranking Nacional de Criadores Hereford e Braford.

As inscrições foram encerradas no último dia 10 de março (sexta-feira).  No site da Associação Brasileira de Hereford e Braford é possível conferir o regulamento da Exposição na íntegra.

A 2ª EXPOPEC é organizada pela comissão de exposições e feiras da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), juntamente com a Federação Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e Sindicato Rural de Porangatu (GO). Oficializada no calendário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o evento acontecerá no Sindicato Rural de Porangatu (GO) e respeitará as exigências sanitárias e zootécnicas vigentes para eventos oficiais.

Conforme o Gerente de Operações da ABHB, Felipe Azambuja, os jurados de admissão e julgamento já foram definidos. Para a admissão, o escolhido foi o Inspetor Técnico Carlos Augusto L. da Silva Filho. No quesito classificação, a responsável será a Coordenadora de Melhoramento Genético da ABHB, Drª Thais Lopa, que também faz parte do Conselho Deliberativo Técnico da Entidade.

O julgamento dos animais está marcado para o dia 24 de março, a partir das 16 horas. A entrega de prêmios acontecerá no mesmo dia, à noite, no estande da ABHB, com degustação de Carne Certificada Hereford.

Sobre a EXPOPEC

A EXPOPEC 2017 tem por objetivo divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção de carne no Centro-Oeste, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. A exposição terá em sua programação palestras, demonstrações, feiras de touros, vitrine da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades.

Durante os quatro dias de evento, estão programadas discussões e sugestões de políticas públicas para a cadeia produtiva da carne, palestras com renomados especialistas e consultores do mercado, além de lançamento e demonstração de novos produtos, equipamentos e serviços. A cidade de Porangatu é conhecida como a capital goiana do bezerro de qualidade. O município tem acesso privilegiado pelo encontro de dois importantes eixos rodoviários: o eixo de integração nacional Norte-Sul (BR-153) e a rodovia Leste-Oeste (GO-244) entre o Vale do Araguaia e o extremo leste do estado, Região de Campos Belos de Goiás.

Já a macrorregião central (Goiás e Tocantins) concentra um significativo rebanho de bovinos, suínos e ovinos. Os estados de Goiás e do Tocantins possuem juntos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 30 milhões de cabeças de gado. O estado de Goiás ocupa hoje a 3ª posição no ranking de maior rebanho bovino do Brasil com mais de 21,5 milhões de cabeças de gado. Já o estado do Tocantins conta com quase 8,5 milhões de cabeças de gado, ocupando a 10ª posição. Juntos, Goiás e Tocantins são responsáveis por 14% do rebanho nacional.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »