Programa Carne Pampa é destaque durante Seminário do Instituto CNA na Farsul

Por em 28 de agosto de 2018

As associações de raças que possuem programas de certificação tiveram a chance de compartilhar na última segunda-feira (27) à tarde com os produtores rurais presentes na 41ª Expointer os detalhes de seus programas e as suas experiências. No encontro, promovido pelo Instituto CNA e Sistema Farsul, a gerente do Programa Carne Pampa, da ABHB, Fabiana Freitas, falou sobre o pioneirismo da nossa Entidade quando o assunto é carne de qualidade e reiterou a importância dos cruzamentos industriais entre raças britânicas e zebuínas para o fortalecimento do mercado e destacou o papel dos programas de certificação.

“Temos que ser eficientes no que fazemos. Precisamos ter critérios e esses critérios tem de ser auditáveis e verificáveis para atender às demandas do mercado. Focamos no produtor, tendo em vista atender o consumidor”.

O coordenador técnico do Instituto CNA Carlos Frederico Ribeiro apresentou um estudo sobre o potencial do mercado de carne de alta qualidade no Brasil ao demonstrar que, apesar de ser um dos principais exportadores de carne do mundo, o país também importa mais de 7 milhões de peças de carne anualmente. A maioria, cortes de alto valor agregado como picanha, entrecot e maminha. Segundo Ribeiro, levando em consideração os dados da Plataforma de Qualidade CNA, para conseguir suprir esse mercado com produtos nacionais, os programas de carne certificada teriam que crescer 1000%.

Já o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, relembrou que entre os principais mercados dos quais o Brasil importa carne de qualidade são justamente os vizinhos do Mercosul, com destaque para o crescimento do Paraguai no cenário externo agropecuário. O Brasil, portanto, teria plenas condições de investir em qualidade, através da genética e dos programas de certificação, para ocupar uma fatia do seu mercado que hoje é suprida por outros países do continente.

Na segunda-feira pela manhã, aconteceu uma reunião de trabalho entre a as Entidades

O secretário executivo do Instituto CNA e diretor geral da Faculdade CNA, André Sanches,  apresentou brevemente a estrutura da CNA e suas principais contribuições nos últimos anos e o coordenador de Rastreabilidade da CNA, Paulo Costa,  detalhou a evolução dos programas de certificação e apresentou o Agri Trace, plataforma de rastreabilidade que reúne uma série de informações e ferramentas úteis tanto para importadores quanto para as associações e produtores rurais.

As Associações Devon, Wagyu, Charolês, Angus e Nelore também tiveram a oportunidade de apresentar os seus programas de qualidade.

Por Tatiana Feldens, com informações da Imprensa Sistema Farsul

Fotos: Marco Quintana/Sistema Farsul

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »