Programa Carne Pampa é destaque na 8º Edição do Vitrine da Carne Gaúcha

Por em 28 de agosto de 2016

thumbnail_Tati-02

Nem o calor afugentou as dezenas de visitantes da 39ª Expointer que se aglomeraram ontem nas arquibancadas instaladas no Salão do Empreendedor Rural, localizado no Pavilhão Internacional, dentro do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Lá estava montado o estande da Vitrine da Carne Gaúcha, onde seria desossada uma meia carcaça de Hereford. Com 125,4 Kg, cobertura 3 de gordura e zero dentes (18 meses de idade), continha padrão internacional e era habilitada para a União Europeia (EU). O animal era do criador Francisco Grillo Silveira, Estância das Acácias, de Aceguá (RS).

DSC_0279

Marcelo Bolinha

Envidraçado e refrigerado, o estande continha de um lado uma estrutura de frigorífico com desossa, comandado por Marcelo Bolinha, do outro lado o Chef de cozinha Marcio Avila preparando sugestões de pratos utilizando os cortes para degustação do público. Fechando a tríade de especialistas, a Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, que do lado de fora ministrou palestra com informações sobre a carcaça e processos de certificação.

“Estou muito feliz de estar participando novamente da Vitrine da Carne Gaúcha e principalmente representando as Raças Hereford e Braford”, informou orgulhosa a gerente do programa Carne Pampa.  “É uma corrente onde estão todos unidos para fazer um trabalho de qualidade”, completou Fabiana.

DSC_0273

O chef Floriano Spiess, do restaurante Floriano Spiess Cozinha de Autor, também acompanhou a oficina e estava deslumbrado. “Incrível a aula do meu amigo Marcelo Bolinha com a Carne de Hereford Certificada! Bela parceria da ABHB com um dos caras que mais entende de carne no Brasil! Aula super dinâmica com o Bolinha preparando os cortes e simultaneamente o Chef Marcio Avila fazia preparações incríveis! Obrigado pela fantástica aula! Hoje aprendi mais um pouco com vocês”, disse ele em uma rede social.

Origem

Em um ambiente descontraído, o evento foi em estilo de bate papo com troca de informações. O público parecia estar encantado com tantas informações. Para Rodrigo Regio, um apreciador de cortes, foi sensacional. “Acho importante saber de onde vem e como são feitos os cortes. Compareço todos os anos e sempre tem dicas diferentes e surpresas. A carne é sensacional, muito saborosa”, relatou.

Já para Jalmar da Silva que veio de São Leopoldo foi um grande aprendizado. “Foi excelente, adoro fazer churrasco e é muito importante saber selecionar os cortes certos. A partir de hoje vou sempre procurar o selo de Carne Certificada Hereford”, sintetizou ele.

Promovida pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), SENAR/RS e Sebrae/RS, a iniciativa tem por objetivo mostrar a excelência da carne gaúcha, apresentando ao público técnicas de desossa e sugestões de preparo. Na próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, uma nova edição do Vitrine da Carne Gaúcha será realizada com a ABHB. A atividade acontece às 16 horas.

Por Dhésika Vidikin, estagiária de Jornalismo

Edição: Tatiana Feldens, reg. prof. 13.654

Fotos: Fernando Kluwe Dias e Ana Virgínia Oyarzábal Guterres

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Translate »