Dia de Campo: Sucupira mostra resultados práticos do Braford no cerrado brasileiro e atrai dezenas de pecuaristas

Por em 23 de Abril de 2018

Reunindo um público aproximado de 200 pessoas, entre pecuaristas, técnicos e estudantes, Henrique Cenci, Ademir Cenci e Fátima Maria Paludo Cenci, proprietários da Fazenda Sucupira, apresentaram no último sábado (21), em Arinos (MG), os resultados alcançados pela propriedade desde 2013 com cruzamentos e a comprovação prática de toda a adaptação ao ambiente, rusticidade e qualidade da raça Braford no cerrado brasileiro. Com a parceria da Agropecuária Santa Ana, de Miguel Bitencourt Barbará (Uruguaiana-RS), e da Estância Luz de São João, de Celso Jaloto Ávila Junior (São Gabriel-RS), a Fazenda Sucupira promoveu o 4º Dia de Campo com palestras e mostra de animais.

Henrique e Ademir Cenci com o vice-presidente de promoção das raças da ABHB, Celso Jaloto

“Apresentamos lotes de touros que irão a venda no dia 18 de maio, durante a AgroBrasília; lotes de novilhas de sobreano com exemplares já doando embriões; lotes de novilhas também de 14 meses já prenhas, além de lotes com vacas já paridas e prenhas novamente e cruzas de meio sangue Angus com Braford”, informou Heitor Cheuiche, Inspetor Técnico credenciado pela ABHB, ao endossar a precocidade da raça. “Mostramos, por exemplo, que uma vaca Braford pode chegar aos 3 anos de idade com duas crias, uma desmamada e outra no pé”.

O criatório dispõe hoje de um plantel estimado de 285 fêmeas e 100 machos

Cheuiche participou da atividade junto com o vice-presidente de promoção das raças, Celso Jaloto. Ele considerou de extrema importância para a ABHB acompanhar e apoiar estes criadores que, embora distantes geograficamente, estão próximos em ideias e compartilhando dos mesmos objetivos. O dirigente voltou de Minas Gerais bastante animado com o que viu. Disse ter percebido uma evolução muito grande desde 2013, quando o projeto Braford Tropical foi implantado. “Está amadurecido, com excelentes animais competindo até mesmo em Exposições Ranqueadas, e vendendo em leilões conceituados. Estão consolidados”, admitiu Jaloto.

Inspetor técnico Heitor Cheuiche foi o responsável pela apresentação dos lotes

Braford Tropical

Originário de uma parceria estratégica entre os três criatórios – que juntos somam mais de 45 anos de experiência e conhecimento na seleção da raça Braford – o projeto Braford Tropical objetiva oferecer aos pecuaristas da região uma ferramenta para produção de carne de alto valor agregado. Para isso, a seleção do plantel hoje estimada em 285 fêmeas e 100 machos é direcionada para a produção de carcaças de qualidade, precocidade reprodutiva e habilidade materna.

Evento oficial promovido pelos três criatórios com o apoio da ABHB

Na avaliação de Cheuiche, a Fazenda Sucupira conseguiu neste dia de campo juntar vários parceiros que apoiam a propriedade, promovendo não só palestras com dados práticos, mas mostrando que ao utilizar ferramentas para melhoria da pecuária – desde manejo, nutrição, sanidade e incremento de pastagem – é possível alcançar patamares de eficiência com o Braford em todos os biomas brasileiros. “Aqui é bem diferente do Sul, aqui temos que virar agricultor de capim”.

Propriedade destinada à produção de gado de corte e seleção genética em clima quente, a fazenda possui uma área total de 2.757 hectares. Trabalha com ciclo completo (cria, recria e engorda), utilizando cruzamento industrial (Zebu + Hereford/Cruzadas + Braford). O uso do cruzamento industrial proporciona, além do aumento de produtividade, uma maior lucratividade com a produção de animais vigorosos, de bom ganho de peso e conformação de carcaça, e ainda, a produção de carne de melhor qualidade visando beneficiar-se dos mercados de maior valor.

Cheuiche e Jaloto com a sócia e criadora Carolina Petroll

O resultado tem servido de inspiração para outros produtores da região. “Aquela semente plantada germinou e hoje está repercutindo em toda a região”, comemorou Jaloto. Resultado disso, conforme antecipou o vice-presidente de promoção das raças, é a ação que está sendo organizada na região para agosto.

“É o Ralky do Hereford e do Braford em Minas Gerais. Vamos visitar cidades previamente contatadas, dentre elas, Paracatu, onde está localizada a propriedade de nossa sócia Carolina Petroll, a Agropel Agropecuária Petroll Ltda. Cada polo que surge com um novo parceiro acaba irradiando e criando novas células em seu entorno. Cabe a nós apoiar e consolidar”, finalizou.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »