Dia de Campo PAC Hereford e Braford reúne criadores e corpo técnico para troca de informações

Por em 14 de outubro de 2018

Nem mesmo o frio e a chuva intensa que caiu em Bagé (RS) na sexta feira, dia 12, fizeram com que o público deixasse de participar das atividades do Dia de Campo PAC Hereford e Braford. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, contou com uma programação intensa de explanações e debates.

O Dia de Campo foi idealizado pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABHB com o objetivo de tirar eventuais dúvidas e ouvir sugestões dos criadores que já participam da Prova de Avaliação a Campo (PAC), e também aproximar e apresentar a PAC aos que ainda não aderiram à competição.

O presidente da ABHB, Luciano Dornelles, deu início à programação na sede do Núcleo Hereford e Braford da Região da Campanha (NHB), que no primeiro momento contou com palestras. Entre os temas abordados, esteve a metodologia aplicada durante a PAC e o Teste de Eficiência Alimentar (TEA), apresentada pelo pesquisador em genética e Melhoramento Animal, Marcos Yokoo. O manejo e os aspectos nutritivos das provas ficaram a cargo de Renata Suñé Martins, pesquisadora em Nutrição Animal. Também houve debate sobre a implementação de inovações, proposto por Roberto Collares, analista sócioeconômico da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, responsável pela PAC pela Embrapa Pecuária Sul, e Aldo Tavares, Presidente do CDT.

Na parte da tarde, a agenda foi cumprida nos campos da Embrapa, onde a PAC é realizada, com a apresentação dos resultados da edição 2017/2018, seguida por uma avaliação fenotípica dos reprodutores testados, feita pelo pesquisador e Doutor em Reprodução Animal, Joal Brazzale Leal. Apartados em lotes de acordo com a sua classificação, um a um os reprodutores foram analisados e comentados junto ao público.

Tavares classificou o Dia de Campo como muito produtivo para o setor técnico da entidade: ”Nós propusemos um dia de avaliação e de desafios à Embrapa e ao Conselho Técnico da Associação, com a participação de criadores de Hereford e Braford, para mostrar as mudanças no teste e ouvir o que o produtor espera da Prova, para que possamos agregar valor a esses touros”.

As atividades foram encerradas com o depoimento dos campeões da última edição. Para Valter José Pötter, proprietário da Estância Guatambu, 1° e 3° lugar na raça Hereford, a PAC é uma forma de se avaliar o trabalho realizado em sua propriedade. ”Como participam várias linhagens de genética no mesmo ambiente, é uma oportunidade única de se descobrir em que nível estamos trabalhando”, pontuou.

Já o campeão da raça Braford, Paulo Azambuja, um dos proprietários da Fazenda Santa Tereza, ressaltou a importância do título para o criatório. ”A questão comercial tem nos ajudado bastante, tanto que o marketing dos últimos leilões são todos focados nos resultados obtidos na PAC, sem falar na aplicação dos resultados a campo”, concluiu.

 

Texto: Murilo Alves, estagiário de Jornalismo

Edição: Estela Facchin, reg. Prof. 9822 

ASCOM ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »