Curso do PampaPlus chega a 10ª edição apresentando novas tecnologias para o melhoramento genético

Por em 23 de abril de 2018

O Curso Internacional de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte – PampaPlus – chega a sua décima edição em 2018 reunindo importantes conferencistas do Brasil e do exterior para debater os avanços do setor e como as novas tecnologias de melhoramento genético contribuem para o aumento da rentabilidade do produtor. O evento acontece de 04 a 05 de maio, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), município de Santa Maria (RS), durante o 27º Encorte.

Voltada para produtores rurais, pesquisadores, técnicos, professores e estudantes, a atividade é realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), através das Unidades Pecuária Sul e Gado de Corte, Geneplus, Polo de Excelência em Genética Taurina (PoloGen) e pelo Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro/UFRGS), e conta ainda nesta edição especial com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria, Sebrae, Allflex, ABS Pecplan, Sicredi, Azevedo Bento e Renascer Biotecnologia.

A coordenadora de melhoramento genético da ABHB, Thais Pires Lopa, comemora o pioneirismo da Associação em ter capitaneado, há dez anos, um programa de avaliação genética com o objetivo de tornar acessível o trabalho de coleta de dados, interpretação e aplicação dos resultados às propriedades que não se sentissem capazes de fazer. “Estamos há dez anos democratizando o conhecimento e promovendo coletivamente o melhoramento genético das raças Hereford e Braford”. O primeiro curso, lembra Thais, aconteceu na Embrapa Pecuária Sul, com a prática sendo realizada na Estância Dona Genoveva, localizada em Hulha Negra, de propriedade do criador Renato Kalil. À época, o PampaPlus aglutinava 23 propriedades inscritas. “Hoje já somamos 63 criatórios participando do Programa Oficial de Melhoramento Genético da ABHB”, destaca Thais.

Conforme o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento e pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso, a chegada do curso à décima edição é a demonstração clara da sua consolidação. “Esse ano uma das novidades é que vamos focar bastante em demonstrações práticas. Então vamos abordar as ferramentas tanto para selecionar os animais como para fazer os acasalamentos, usando a informação qualificada que é gerada pelo programa PampaPlus. Isso é interessante, pois mostra como se usa essa informação qualificada e como os produtores podem gerar valor através da seleção de animais mais produtivos e rentáveis”, destaca Cardoso.

 

A programação do Curso, no primeiro dia, contempla temas variados, como a interação genótipo e ambiente; as novas tecnologias para o melhoramento genético de Hereford e Braford no Uruguai; o papel do melhoramento genético na pecuária de corte; o desempenho de bovinos Braford em diferentes sistemas alimentares; o uso de marcadores moleculares, genes de efeito maior e o exemplo da miostatina no gado de corte; além da seleção de Hereford e Braford para resistência ao carrapato e o melhoramento animal na era das DEPs (Diferença Esperada na Progênie).

Ainda no dia 4 de maio, acontece o Painel do programa PampaPlus, com a abordagem sobre as metodologias, critérios de avaliação e ganhos genéticos com o Pampaplus, índices econômicos e as facilitações no cadastramento dos dados e visibilidade dos resultados – Sistema Informatizado PampaPlusnet, além de capacitação e interação sobre como participar do programa.

No segundo dia, entram em pauta mais temas de interesse da cadeia produtiva, como o uso de touros jovens avaliados em provas e programas de melhoramento, seleção de características de carcaça e de qualidade da carne auxiliada pela técnica de ultrassonografia, tendências do mercado de comercialização, e sumário de touros e estratégias de acasalamento.

 

À tarde acontece um Dia de Campo na Agropecuária Sereno, com a apresentação da propriedade e o trabalho de seleção realizado no local, com orientação do Programa Pampaplus, além de atividades práticas para os participantes.

Confira a programação completa do evento AQUI.

Inscrições

Inscrições com 15% de desconto podem ser realizadas até o dia 20 de abril. De 21 a 25 de abril o desconto será de 5%. Depois de preenchida, a ficha deve ser enviada juntamente com o comprovante de pagamento para o e-mail secretaria.hereford@braford.com.br . Mais informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3242-1332 ou na sede da ABHB.

Faça sua inscrição aqui.

Por Tatiana Feldens/Ascom ABHB e Felipe Rosa/Embrapa Pecuária Sul

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »