Critérios de Seleção das Raças HB é Tema da 15ª Jornada de Atualização Técnica

Por em 7 de julho de 2017

Foram dois dias intensos, com palestras e troca de experiências a campo, buscando atualizar o conhecimento sobre seleção racial das raças que mais crescem no Brasil. Foi desta forma que a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) realizou entre os dias 04 e 05 de julho, a 15ª edição da Jornada de Atualização Técnica.

Conforme um dos organizadores da atividade, Ricardo Borges, membro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) e Coordenador da raça Braford, é uma reunião fundamental para todos os técnicos. “Todos desenvolvem um trabalho durante o ano todo, no qual a jornada é um momento de troca de informações, onde discutimos o desenvolvimento das raças e para que lado devemos seguir daqui pra frente”,  sintetizou Borges.

Membro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) e Coordenador da raça Braford, Ricardo Borges

A programação iniciou o primeiro dia na Fazenda Santa Tereza, localizada em Arambaré (RS), de propriedade do sócio e criador Paulo Azambuja, onde desenvolveram a parte prática, avaliando os animais e discutindo informações. Já o segundo dia do evento ficou destinado a parte teórica, realizado na sede do Sindicato Rural de Camaquã.

No turno da manhã as palestras ficaram por conta de Silvia Freitas, Superintende da ANC Herd –Book Collares, o Coordenador da NESPRO/UFRGS, professor Júlio Barcellos e o Médico Vet. Silvio Menegassi. À tarde foi vez do Dr. Sergio Paulo Bydlowski, sócios da LinkGen, o Médico Veterinário e Consultor do PampaPlus, Bruno Teixeira, o Coordenador da Plataforma de Gestão do Programa Carne Pampa, Raoni Lopes e a Superintendente de Registros Genealógicos da ABHB, Zilah Cheuiche, que junto com CDT, organizou a Jornada.

Conforme ela o evento foi uma oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento dos técnicos em relação aos padrões raciais.  “Achei a jornada satisfatória. Como todos os anos, é um evento muito importante, pois é um momento de nivelar as ideias no que deve ser feito para a evolução das raças. Aproveitei também pra falar algumas alterações no registro, sobre os produtos de cruzamento e exames de DNA em touros pais, onde é uma inserção no regulamento que vai entrar em vigor este ano”, afirmou Zilah.

Troca de ideias

Atuando no Mato Grosso do Sul há vários anos, o Inspetor Técnico Witis Baes Rodrigues, destacou a importância de aprimorar suas noções sobre as raças. “A jornada nos proporciona trocar informações e comparar a evolução dos rebanhos do Rio Grande do Sul com os outros Estados. A grande lição que tiramos disso tudo, além do encontro com os outros colegas e profissionais que estão trabalhando direto com as raças, é a contribuição que estes animais estão dando para o fortalecimento da pecuária no Brasil, garantindo assim o consumo da carne de qualidade” afirmou.

Este ano o evento contou com 14 técnicos credenciados pela ABHB, que atuam no Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Santa Catariana, Paraná e Goiás. Entre eles a participação dos dois novos inspetores, que participaram pela primeira vez da jornada, Igor Saldanha Freitas, que foi selecionado para a vaga em Santa Catarina e Heitor Coelho, selecionado para a região de Goiás.

Por Dhésika Vidikin, estagiária de Jornalismo

Fotos Ana Virgínia Guterres

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »