Começa em Uruguaiana a 9ª edição do Curso Internacional de Melhoramento Genético

Por em 16 de março de 2017
9CursoInternacional_AnaVirginia

Mesa de abertura com os representantes da ABHB, UFRGS, Embrapa e Unipampa

Evoluir é democratizar o conhecimento. Para reproduzir este slogan na prática, a Associação Brasileira de Hereford e Braford realiza há nove anos o Curso Internacional de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte do PampaPlus com o objetivo de promover coletivamente o conhecimento sobre o melhoramento genético das raças, auxiliando criadores de Hereford e Braford a atingir maiores níveis de eficiência produtiva em seus plantéis e, consequentemente, incrementando a rentabilidade da atividade pecuária. Em 2017, a cidade contemplada para sediar a discussão foi Uruguaiana, mais precisamente as dependências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

“Motivo de muito orgulho para a Unipampa receber a 9ª edição do Curso. Primamos por essas parcerias e graças ao emprenho da ABHB conseguimos fazer ações nesta casa em prol do melhoramento genético”, disse Marcos Querol, diretor da Unipampa. Ele também saudou os anos de trabalho em conjunto que a Unipampa desenvolve com a ABHB. “Desde 2011 essa parceria acontece, sendo responsável por várias ações, como a formação de rebanho bovino para uso dos alunos, estágios práticos e promoção de eventos como este”.

9CursoInternacional_Públicojpg

Mais de cem pessoas estão prestigiando a 9ª edição do Curso

Conduzido pela mestre de cerimônias Jaqueline Teixeira, Gerente de Marketing da ABHB, o curso, que é direcionado aos criadores, estudantes e especialistas da área, contou neste primeiro dia de atividades com oito palestras, ministradas em sua maioria por especialistas da UFRGS e da Embrapa Gado de Corte e Pecuária Sul. “É uma atividade diferenciada, buscamos uma linguagem mais democrática para que o público jovem possa entender o melhoramento”, pontuou o CEO da ABHB, Fernando Lopa, ao dar a sua saudação inicial. Nesta 9ª edição a ABHB propõe uma tônica mais moderna para o debate. “Vamos falar sobre o que ainda está por vir, ou seja, o que será tendência em termos de melhoramento genético nos próximos 30 anos“.

O que é o PampaPlus?

É um programa de avaliação e melhoramento genético disponibilizado aos associados da ABHB que visa analisar o desempenho genético dos rebanhos e fornecer aos criadores, através da utilização da informática, ferramentas de ágil manuseio que os permitem direcionar seus trabalhos de melhoramento, fazendo com que alcancem seus objetivos com maior rapidez e eficiência.

Palestras

Luiz Otávio Campos da Silva, Zootecnista da Embrapa Gado de Corte/GENEPLUS, foi o primeiro a falar. Versou sobre a contribuição do melhoramento genético no aumento da produtividade e qualidade do gado de corte. Na sua opinião, criadores devem ter em mente que o foco da produção hoje é o alimento e não o animal. Sendo assim, o produto oriundo da produção bovina precisa ser saudável, sustentável e seguro. Luiz Otávio ainda falou sobre como maximizar o ganho genético através da intensidade de seleção. E foi além ao projetar que no futuro as centrais de inseminação irão contratar rebanhos e não mais touros.

Na sequência, os participantes aprenderam um pouco mais sobre os aspectos que definem o preço do touro na hora da compra. Quem compartilhou o conhecimento foi coordenador da NESPRO/UFRGS, professor Júlio Barcellos. O especialista da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Yokoo, palestrou na sequência. Coube a ele falar sobre a Prova de Avaliação de Reprodutores Jovens como ferramenta para o melhoramento genético. Os estudos já realizados comprovam que podemos melhorar o rebanho mudando o ambiente em que o animal vive, ou alterando a genética dos reprodutores.

No período da tarde, foi a vez do professor Fábio Leivas, da Unipampa, pontuar a inseminação artificial em tempo fixo (IATF), trazendo informações sobre como podemos melhorar os resultados. A nutrição da vaca durante a gestação e o desenvolvimento pós-natal foi tema da segunda intervenção do professor Júlio Barcellos, NESPRO/UFRGS.

As exposições seguiram com o Engenheiro Agrônomo da Embrapa Gado de Corte/GENEPLUS, Roberto Augusto de Almeida Torres Jr.. Em pauta, a Diferença Esperada na Progênie (DEP), esclarecendo conceitos para garantir que o criador utilize corretamente as informações.

Completaram o ciclo de palestras deste primeiro dia de atividades, Bruno Teixeira, da equipe do PampaPlus, e os analistas de sistema Henry G de Carvalho e William Coelho. Teixeira falou sobre os critérios de seleção e metodologia do programa PampaPlus. Já os analistas se debruçaram sobre a ferramenta PAMPAPLUSNET, um sistema informatizado de escrituração zootécnica responsável pela coleta de dados para avaliação genética.

Amanhã as atividades iniciam às 8:30 da manhã. Confira a programação completa abaixo.

Dia 17/03 – SEXTA-FEIRA

MANHÃ

8 30 às 9 30 h – Utilização do Sumário de touros no processo de seleção e acasalamento – Roberto Augusto de Almeida Torres Jr., Eng. Agron. Ph.D., Embrapa Gado de Corte/GENEPLUS.

9 30 às 10 00 h – Ferramentas de melhoramento genético da ABCZ – Henrique Torres Ventura, Zootec. D.Sc./Viçosa, Superintendente Adjunto de melhoramento genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu.

Intervalo – 10 minutos

10 10 às 11 30 h  Avaliação genômica de bovinos de corte em larga escala, experiências e planos nos Estados Unidos da América – Stephen Miller, Ph.D., Universidade de Guelph/CA, Diretor de Pesquisa Genética da Angus Genetics Inc. e American Angus Association.

11 30 às 12 00 h – Painel de Perguntas – mediador Roberto Augusto de Almeida Torres Jr.

 

TARDE

13 50 às 14 20 h – Atualidades na incorporação da genômica na avaliação genética de bovinos de corte no Canadá – Ricardo Vieira Ventura, Ciência da Computação, Ph.D., Universidade de Guelph/CA, Empresa BIO Canadá.

14 20 às 14 50 h – Seleção genômica em bovinos de corte: mitos e verdades – José Fernando Garcia, Méd. Vet. UNESP/SP, empresa AGROPARTNERS Consulting.

14 50 às 15 15 h – Perspectivas para incorporação da genômica no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos/ABCZ – Henrique Torres Ventura, Zootec. D.Sc./Viçosa, Superintendente Adjunto de melhoramento genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu.

Intervalo – 15 minutos

15 30 às 16 15 h – O potencial de aplicação da genômica para o melhoramento do Hereford e Braford no Brasil – Fernando Flores Cardoso, M. Vet. PhD., Embrapa Pecuária Sul/Coordenador PampaPlus.

16 15 às 18 00 h – PAINEL DE GENÔMICA DO PAMPAPLUS: Perspectivas futuras para o melhoramento das raças Hereford e Braford – Mediador: Fernando Flores Cardoso.

 

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Fotos: Ana Virgínia Oyarzábal Guterres

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »