Cabanha Touro Passo vence Mérito Genético do PROMEBO 2017  

Por em 7 de setembro de 2017

Reprodutor Topass TE Maragato 48 “Minotauro”

O trabalho de seleção genética da raça Hereford garantiu ao sócio e criador da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Ricardo Duarte, da Cabanha Touro Passo, de Uruguaiana (RS), a vitória pelo terceiro ano consecutivo no Troféu Mérito Genético do PROMEBO – programa de Melhoramento de Bovinos de Carne da Associação Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares”. O prêmio conferido pela entidade – sem fins econômicos e responsável pela coleta, estruturação e manutenção da base de dados formadora do Arquivo Zootécnico Nacional de várias raças bovinas de origem europeia e de suas cruzas, por delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – foi recebido no último dia 28 de agosto, na Expointer, em Esteio (RS).

O melhor touro da geração de 2015 é o reprodutor Topass TE Maragato 48 “Minotauro”, filho de “Mamão” Topass Detento 35 e Topass Mucama 2, que alcançou o expressivo índice de 35,2. No ano anterior, a Cabanha também levou o mérito de melhor touro geração 2014 com o exemplar Topass 4G Colorado 7 “Pirilampo”, um filho de Topass Maragato 1 e Topass Acácia 1 (tatuagem 2499), com índice superior em 27,7. Já o melhor touro da geração 2013 do PROMEBO foi Topass Maragato 15, um filho de “Mamão” Topass Detento 35 e Topass Índia 6 (tatuagem 2155), animal que teve um índice superior à média dos seus contemporâneos de 27,48.

“Todos os animais citados são produtos de pai, mãe e avós brasileiros que superaram contemporâneos, muitos dos quais padreados com sêmen importado, o que confere à nossa criação e a genética brasileira um padrão de resultado mais do que satisfatório, que vem sendo trabalhado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford e pela ANC Herd-Book Collares na divulgação da raça Hereford como exemplo de seleção dentro do rodeio nacional”, destacou Ricardo Duarte.

Ricardo e Guilherme Duarte recebendo o prêmio durante a Expointer

O tradicional criatório gaúcho, que coleciona diversas premiações, busca criar condições para merecer a preferência dos criadores na aquisição dos produtos “TOPASS®” como fator diferencial de progresso genético, ecologicamente seguro, justificando a existência e as ações da Touro Passo no contexto social, sempre buscando a multiplicação de animais com biotipo adaptado ao clima quente, conforme proposto no novo “Padrão Racial Hereford para o Brasil”, desenvolvido pelo seu sócio-fundador, Ricardo P. Duarte, e adotado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford, com registro no Ministério da Agricultura.

O Troféu Mérito Genético valoriza no âmbito nacional a genética Hereford, destacando aqueles que conseguem atingir um papel de relevância com o trabalho de melhoramento. A iniciativa é aberta a todos os criadores que participam do Promebo, da Associação Nacional de Criadores (ANC – Herd Book Collares).

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »