Associações Votam a Favor da Sanidade e Vetam a Entrada de Animais de Outros Estados na Expointer

A Comissão Permanente da Expointer definiu, em reunião realizada na última terça ? feira, 26 de junho, em Porto Alegre, que não será permitida a entrada de animais oriundos de outros estados na exposição deste ano.

A decisão foi tomada em votação, onde os principais representantes das associações decidiram por não correr riscos, já assombrados com a possibilidade do retorno da febre aftosa no Rio Grande do Sul. Foram 14 votos defendendo esta posição contra a apenas sete contrários e duas abstenções. Das associações de raças bovinas e bubalinas representadas, somente a Associação Brasileira de Angus votou pela entrada dos animais de valor genético.

O Secretário da Agricultura do estado, João Carlos Machado, destacou outros motivos que foram levados em conta na hora do voto. Segundo ele, também foi considerado a falta de espaço no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, local onde é realizada a Expointer. Argumentou, ainda, que é provável que esta situação seja diferente no próximo ano, já que será possível um planejamento para que isto ocorra.

Para Fernando Lopa, presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), presente na reunião, a manutenção do fechamento da fronteira atende a pedidos não só dos produtores de genética , mas da maioria dos criadores de bovinos do estado, que sofreram muito com o foco em 2001 e temem o reaparecimento da aftosa. Para ele, a poucos dias do encerramneto das inscrições, não é hora de se discutir se vêm animais para Expointer e sim de discutir ações de planejamento para que em 2008 possamos acomodar melhor os criadores, bovinos, bubalinos e ovinos. “Hoje já sofremos com problema de espaço, temos que ampliar o pavilhão de bovinos de corte”, explica Lopa.

Fechar